17 de jun. de 2011

21 de junho – Solstício de inverno: início de mais uma estação



A figura acima representa o solstício de verão no hemisfério norte e solstício de inverno no hemisfério sul. Nota-se que o hemisfério norte recebe mais luz solar que o hemisfério sul.


(Antônio Araújo Sobrinho - ANRA) Para o homem do campo o inverno é o período das chuvas e, assim, um “ano bom de inverno” é um ano em que as chuvas proporcionam uma boa colheita, sem que haja chuva em excesso e sem ausência destas. Outras pessoas, erroneamente acreditam que o inverno é a estação do ano em que sentimos mais frio pelo fato de nosso planeta, em sua órbita elíptica ao redor do Sol, estar mais afastado do astro-rei.

Nenhuma coisa, nem outra. É necessário fazermos alguns esclarecimentos sobre as estações do ano, e sobre o solstício que teremos agora no próximo dia 21 de junho, que marca o início do inverno. Na realidade, durante o inverno ocorre redução da temperatura em nosso hemisfério, porém o motivo não se deve ao afastamento da Terra em relação ao Sol. Para nós que vivemos próximo ao equador terrestre a diferença de temperatura é pouco notada.

No dia 21 de junho às 03h46m (madrugada) teremos o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul e o Solstício de Verão para o Hemisfério Norte. Popularmente falamos que o Inverno começa oficialmente nesta data para nós aqui no Brasil e para todo hemisfério sul.

Mas, você sabe por que isto ocorre? Por que é diferente em cada hemisfério? O fato de se pensar que o Inverno é quando nosso planeta fica mais distante do Sol, ou mesmo porque o nosso hemisfério fica mais afastado está associado a alguns equívocos de alguns textos didáticos. Caso fosse dessa forma teríamos estações iguais em todo o planeta, o que não acontece. Ou, então, nosso planeta estaria dividido em duas partes para que uma ficasse mais próxima do Sol e outra mais afastada. A causa das estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno e o fato de serem diferentes em cada hemisfério, está relacionada ao eixo inclinado da Terra em relação ao plano da eclíptica e sua órbita ao redor do Sol. As estações do ano do Verão e Inverno são os chamados pontos de Solstícios. O início das estações Primavera e Outono são os chamados pontos de Equinócios.

Um dos movimentos da Terra, translação em torno do Sol, tem uma trajetória ligeiramente elíptica e o eixo de rotação da Terra possui uma inclinação constante e sempre na mesma direção de 23,5º em relação à vertical do plano de sua órbita. Dessa forma, expondo hemisférios diferentes a diferentes incidências de raios solares.

Na próxima terça-feira, às 18h, faremos uma atividade experimental (relacionada com as órbitas em torno do Sol dos planetas (de acordo com as leis de Kepler) e as estações do ano. Caso as condições metereológicas permitam faremos também observação do céu com instrumentos no pátrio do IFRN, campus central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente