7 de jun. de 2011
A Dança dos Planetas em Maio de 2011
(EPOD / Cienctec) Essa composição de imagens acima mostra a variação na posição dos planetas Júpiter e Vênus, como observados desde um local a leste da cidade de Salt Lake City, no estado americano de Utah entre os dias 12 e 15 de Maio de 2011 e ilustra a complexidade do movimento dos planetas, do Sol e da Lua. A revelação do verdadeiro movimento dos planetas que é mostrado de forma esquemática no desenho abaixo da foto levou 1800 anos para ser alcançada. A foto foi feita com uma câmera digital em um tripé, apontando para o mesmo ponto do horizonte e obtendo-se imagens sucessivas entre as 5:25 e 5:45 da manhã, hora local. A posição dos planetas foi sobreposta na imagem base feita no dia 1 de Maio de 2011, imagem essa que inclui uma fina Lua crescente. A foto do Sol foi feita através de um filtro no dia 15 de Maio de 2011, e foi composta também na imagem final, assim com a posição do Sol e da Lua temos marcado o plano da eclíptica.
Através dessa foto é possível ilustrar alguns movimentos planetários. Após uma conjunção ocorrida no dia 9 de Maio de 2011, Vênus parece viajar para o norte ao longo do horizonte leste local e em direção ao Sol nascente. Júpiter, por sua vez, fica a cada dia mais distante de Vênus seguindo uma trajetória aproximadamente perpendicular à trajetória de Vênus. A eclíptica e o ponto do nascer do Sol, a cada dia que passa deriva um pouco mais para o norte.
Esse movimento que parece contraditório pode ser visto como sendo três carros dirigindo-se numa estrada curva, como é mostrado pelo esquema abaixo da foto. A Terra está em verde, Vênus em cinza e Júpiter em laranja, as distâncias não estão em escala. Vênus, na parte mais interna da curva move-se mais rapidamente e Júpiter mais lentamente. À medida que Vênus completa sua órbita curva no lado oposto do Sistema Solar a partir da Terra, ele parece viajar na direção do Sol. Mas a Terra está se movimentando mais rápido do que Júpiter, aproximadamente um grau por dia, enquanto Júpiter se move um dozeavo de graus por dia. Consequentemente a Terra aparece passando Júpiter na estrada das órbitas do Sistema Solar e um observador na Terra, olhando para o leste no momento do nascer do Sol verá Júpiter nascendo em direção ao horizonte sul. Note que Marte e Mercúrio aparecem também na imagem durante esse raro evento de conjunção planetária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente