16 de jun. de 2011

Torre Malakoff vai retomar observações

(JC) O funcionamento do observatório, que ocupa os dois últimos pavimentos da torre, continuará a cargo do Espaço Ciência, órgão de ensino e divulgação científica do governo de Pernambuco.

Depois de quatro anos fechado, o observatório astronômico da Torre Malakoff, no Bairro do Recife, será reaberto na noite de hoje (15), quando ocorre eclipse total da Lua. Embora o evento possa ser visto a olho nu, estarão disponíveis ao público telescópios e lunetas. A Lua já nascerá eclipsada, ou seja, coberta pela sombra da Terra, às 16h30. O fenômeno dura cerca de duas horas.

O funcionamento do observatório, que ocupa os dois últimos pavimentos da torre, continuará a cargo do Espaço Ciência, órgão de ensino e divulgação científica do governo do estado. Já a gestão da Torre Malakoff, de 1850, é da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A cúpula metálica que, junto com um relógio, caracteriza a parte externa da construção, no entanto, ainda não foi restaurada. A estrutura, segundo Miranda, recebeu uma camada de cimento durante uma reforma décadas atrás. "Há um projeto para recuperá-la, permitindo que abra e feche para a observação do céu noturno, como no passado."

Depois da reinauguração, o observatório abre as portas ao público de sexta a domingo, das 16h às 20h. No quarto pavimento, chamado de Sala do Relógio, estão programadas exposições e exibições de vídeo. No quinto, que fica ao ar livre, estarão os telescópios e lunetas. O Espaço Ciência, que compartilhará a gestão do observatório com a Ufrpe, a Sociedade Astronômica do Recife (SAR) e a Cecine-UFPE, disponibilizará ainda monitores. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente