15 de jul. de 2011

Amapá sediará a 3ºCurso de Verão em Observação Espacial do Meio Ambiente

Evento acontece nos dias 22 de agosto a 02 de setembro.

(IRD / JC) A observação do planeta Terra se tornou um grande desafio devido às mudanças globais ligadas à evolução do clima e às atividades humanas. Neste contexto, as técnicas espaciais têm um papel estratégico. À partir dos anos 60, os primeiros satélites civis eram colocados em órbita geoestacionária para fins de observação meteorológica. Em 1972, o satélite orbital Landsat 1 equipado com sensor MSS oferecia a primeira possibilidade de mapear em grande escala a ocupação do solo em todo o planeta. O número de satélites de observação da Terra está constantemente a aumentar, os tipos de sensores diversificam-se e especializam-se, e o número de países participantes na aventura do monitoramento ambiental do planeta a partir do espaço está a aumentar rapidamente.

A escola de verão é realizada todos os anos, durante duas semanas. A primeira semana é dedicada à uma formação em sensoriamento espacial e técnicas associadas. A segunda semana aborda um tema ambiental por meio da observação espacial.

O Brasil sediará a escola, que é aberta a estudantes de todos os países da América Latina e Guiana Francesa. Em Macapá, no coração do escudo das Guianas, na região de fronteira entre Brasil e França, o curso de verão será voltado para os problemas do controle da riqueza biológica do bioma Amazônia.

A escola é proposta através de convênio do IRD na América Latina envolvendo várias instituições francesas e brasileiras. As inscrições estão abertas até 25 de julho de 2011. Mais informações: http://irdal.ird.fr/spip.php?page=ecole_formulaire_initial_2011&id_rubrique=1058&lang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente