21 de jul. de 2011

Evento de Astronomia e Astronáutica terá palestra do primeiro astronauta brasileiro no Campus Pato Branco

Começou nesta terça-feira (19) o 20° Encontro Regional de Ensino da Astronomia (EREA). O evento continua até o dia 23 e está sendo realizado pelo Campus Pato Branco, através do Grupo de Estudos em Astronomia (GEAstro), em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e o 1° AstroPB – Evento Patobranquense de Astronomia. O objetivo é capacitar os professores de ensino fundamental e médio para as observações astronômicas possibilitando a aproximação com os astrônomos profissionais e amadores da região, além de apresentar métodos práticos de ensino de astronomia e astronáutica.

Entre os destaques do evento está a palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes, no sábado (23). O convite para sua vinda ao Campus foi formalizado em abril, quando a professora Tina Andreolla, coordenadora do GEAstro, esteve no 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, em Campos (Rio de Janeiro).

A programação do evento engloba palestras, oficinas, minicursos, exposições de astronomia e astronáutica, observações astronômicas, oficinas de montagens de foguetes e outras atividades voltadas à inovação no ensino de astronomia, astronáutica, ciências espaciais e tecnologias para o ensino de astronomia.

Além das atividades mencionadas, o evento oferecerá sessões de observação do céu, coordenadas pelo professor Jalves Figueira, membro do GEAstro; show de física e a apresentação do Teatro: Ombros de Gigantes, coordenados pela professora Salete Battilani, de Iepê, São Paulo.

Estão inscritos mais de 200 professores de escolas públicas de toda região, que receberão da OBA uma luneta (Galileoscópio), doada para cada escola participante.

O professor Miguel Moreto, membro da comissão organizadora, acredita que o evento é uma grande oportunidade para a capacitação dos professores das escolas da região no ensino da astronomia. “Embora muitas pessoas não saibam, a astronomia está presente no nosso dia a dia e originou a ciência moderna”, explica.

“Para a UTFPR e para a região este é um evento muito importante e que trará benefícios, já que profissionais da área estarão proporcionando a capacitação dos professores para trabalharem com essa ciência, além de divulgar o que vem sendo feito em astronomia na nossa região”, comenta a professora Tina Andreolla.

A programação completa pode ser acessada na página do GEAStro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente