A 10ª LISHEP discute os primeiros resultados do acelerador de partículas.
(CBPF / JC) Começa hoje (4), no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a 10ª. LISHEP - International School on High Energy Physics, que nesta edição, em formato de workshop, tem como tema o presente e o futuro do grande acelerador de partículas LHC, experimento coordenado pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, CERN.
O evento, organizado pela primeira vez no Brasil, vai destacar os primeiros resultados científicos do maior empreendimento científico já realizado, bem como as perspectivas em torno dos dados que serão coletados até o final de 2012. Além disso, serão apresentados os projetos que estão sendo desenvolvidos para a segunda fase do experimento, previstos para a segunda metade desta década.
Com mais de 150 participantes que discutirão os resultados dos quatro principais detectores do acelerador (ALICE, ATLAS, CMS e LHCb), a 10ª. LISHEP terá convidados da França, Israel, EUA, Itália, Inglaterra, México, Venezuela, Holanda, Alemanha e Colômbia, além dos pesquisadores brasileiros envolvidos no megaexperimento, que agrega colaboradores de mais de 30 países.
A programação científica do evento, que se estende até 10 de julho, destaca os aspectos teóricos relacionados à existência do bóson de Higgs e os primeiros resultados da busca dessa partícula nas experiências do LHC e do Tevatron (Fermilab, EUA), a procura de novos fenômenos que expliquem a ausência de antimatéria no Universo e os resultados trazidos pelo experimento LHCb e por aceleradores nos EUA e Japão, e a investigação de novas forças capazes de explicar fenômenos como a matéria escura.
Mais informações e programação da 10ª. LISHEP podem ser encontradas em http://indico.cern.ch/internalPage.py?pageId=0&confId=114948.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente