(O Globo) Mais de meio século depois que a Humanidade chegou pela primeira vez ao espaço, a sensação de estar na órbita da Terra está mais próxima das pessoas comuns. Em 6 de agosto último, o astronauta Ron Garan realizou a primeira transmissão de imagens em três dimensões direto da Estação Espacial Internacional (ISS). Ele começou a operar o Binóculo de Gravação Erasmus (ERB-2), uma câmera que abre novas possibilidades de mostrar imagens do espaço por meio de "olhos" estereoscópicos de alta definição.
Um pouco maior que uma caixa de sapatos, a câmera foi montada a bordo do laboratório europeu Columbus dentro da estação. Na transmissão, técnicos do Centro Europeu de Pesquisas e Tecnologias Espaciais puderam acompanhar relato de Garan sobre seu trabalho na estação e ficaram impressionados com a qualidade das imagens. Para reforçar a sensação de profundidade e presença, o astronauta brincou com um globo terrestre inflável na microgravidade da órbita terrestre (Confira o vídeo no canal do YouTube da Agência Espacial Europeia . Para experimentar a sensação de 3D, é preciso usar óculos com uma lente azul e outra vermelha).
A estreia da ERB-2 faz parte de esperados testes para que a câmera comece a transmitir ao vivo imagens do dia a dia na estação e da Terra vista do espaço. Além de poder ser usada em eventos ao vivo, Massimo Sabbatini, coordenador do projeto, quer que a ERB-2 seja levada para filmar atividades fora da ISS.
- A câmera também poderia ser usada do lado de fora da ISS para ajudar os astronautas em suas caminhadas espaciais e em outras operações críticas. Realmente nos sentimos como se estivéssemos com o astronauta do nosso lado - comemorou.
A Agência Espacial Europeia também pretende usar seu canal no YouTube para divulgar os vídeos feitos pela câmera, o que permitirá que pessoas que tenham TVs de 3D conectadas à internet assistam a eles de suas poltronas.
- Você será capaz de entrar no mundo da estação espacial sem deixar seu sofá. Esses vídeos fão fazer mais pessoas virarem verdadeiros fãs do espaço - acredita Sabbatini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente