5 de ago. de 2011

Clássico conto de ficção científica volta a aterrorizar leitores


(Folha) A ficção científica não é um tema que agrada a todos os leitores. No entanto, talvez seja possível afirmar sem exageros que alguns contos fantásticos despertaram a atenção do público tamanha a força da história, e desde então, eles têm influenciando novos autores e conquistado mais apreciadores (são os tempos tecnológicos e de descobertas, afinal).

Difícil encontrar quem não tenha ouvido falar de "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Arthur C. Clarke (adaptada para os cinemas por Stanley Kubrick em 1968). "Guerra dos Mundos", do britânico George Wells também é um desses casos, ainda mais depois do diretor de cinema Orson Welles ter causado pânico em massa ao adaptar essa história para uma transmissão radiofônica, sem avisar aos ouvintes que se tratava de uma "brincaderinha". "Caos" define, um pouco, tal cenário.

Outra clássica obra que reaparece para o grande público é "A Cor que Caiu do Espaço", de H.P. Lovecraft, em mais um lançamento caprichoso da editora Hedra.

A história volta seus olhares para um vilarejo a oeste de Arkham, onde "as colinas se erguem selvagens, e existem vales de raízes profundas que nenhum machado jamais cortou", descrevem as primeiras linhas.

O clima naturalmente sombrio, estranho e impactante criado pelo autor logo de início fica mais pesado e perturbador à medida que relata suas descobertas sobre o "descampado maldito", algo ocorrido há alguns anos e responsável por ter mudado de vez os dias daquele local.

"Tudo ocorreu por volta de 1880, quando uma família inteira desapareceu ou foi morta. Os meus interlocutores evitaram fornecer detalhes: e como todos me disseram para não prestar atenção aos relatos fantásticos do velho Ammi Pierce, fui procurá-lo na manhã seguinte, pois eu sabia que morava sozinho na antiga cabana decrépita onde as estranhas árvores começaram a crescer."

Com tradução de Guilherme da Silva Braga, a obra oferece ainda um apêndice com artigos do próprio Lovecraft debatendo e justificando ideias, fatos e interesses universais (e científicos) que o levaram a escrever o texto e "abrir novos caminhos" para a publicação do gênero.

*

"A Cor que Caiu do Espaço"
Autor: H.P. Lovecraft
Editora: Hedra
Páginas: 104
Quanto: R$ 20,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente