4 de set. de 2011

Museu promove exposição de ciência e tecnologia no aeroporto de Salvador

(UNEB) Estabelecer um diálogo com a sociedade, sugerindo soluções sustentáveis para problemas ligados à relação do homem com o meio ambiente.

Esse é o objetivo da Exposição de arte, ciência, tecnologia e inovação (Exposcience), que vai estar aberta à visitação a partir das desta sexta-feira (2) até o dia 12 de outubro, no Aeroporto Internacional de Salvador, sempre das 9h às 21h.

Promovida pelo Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da UNEB, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a exposição é uma atividade integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que acontecerá de 17 a 23 de outubro em vários estados brasileiros.

Estão convidados para a solenidade de abertura o ministro Aloizio Mercadante (MCT), o governador da Bahia, Jaques Wagner, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Paulo Câmara, as deputadas estaduais Kelly Magalhães e Alice Portugal, entre outras autoridades.

“Parcerias como essa, com o ministério e a Secti, só contribuem para ações de popularização da ciência no estado”, pontua Jorge Teixeira, diretor do MC&T.

Freio magnético, cone de ar e balanças que simulam o peso em cada planeta são alguns dos experimentos que o museu vai apresentar, além do ônibus Ciência Móvel.

A Infraero estima que cerca de um milhão de pessoas circulem no aeroporto durante o período da exposição.

“A Exposcience conduzirá o visitante por um trajeto de descobertas e reflexões sobre temas como a origem do universo, a formação do planeta, a evolução das espécies, a aplicação da química no cotidiano, a era nuclear, além de socializar informações de saúde pública e fazer uma abordagem sobre as energias sustentáveis”, explica Eduardo Zanatta, professor contratado pelo MC&T para coordenador o evento, salientando que serão usados na montagem da exposição materiais que diminuem o impacto na natureza, a exemplo de papelão reciclado e madeira de reflorestamento.

Informações: MC&T – tel. (71) 3231-9368.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente