21 de set. de 2011

«Tire» aqui o seu roteiro para a Noite Europeia dos Investigadores



(Ciência Hoje - Portugal) A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) volta a ser celebrada em Portugal – na próxima sexta-feira, a partir das 14h30 –, com um número de cidades e vilas participantes alargado de quatro para dezasseis. As actividades, planeadas com intuito de ser simultaneamente educativas e lúdicas, são organizadas pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva e instituições científicas parceiras, são muitas e diversas, desde a música, o cinema, a arte, o desporto, o teatro, exposições até às experiências ‘mão-na-massa’. A entrada é gratuita em todas as iniciativas, apesar de algumas necessitarem de inscrição.

A animação humorística fica a cargo de personalidades como Bruno Nogueira, Rui Unas e os Cientistas de Pé, o ilustrador António Jorge Gonçalves é acompanhado ao piano por Mário Laginha e deslumbra o público com o desenho científico em tempo real. É possível seguir algumas das actividades através da SIC Notícias, cuja transmissão será em directo do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

A NEI é um evento que se pretende informal, de modo a favorecer uma interacção mais estreita entre o público em geral e a comunidade científica, sob o mote “Pessoas comuns com um trabalho extraordinário”. A NEI é também uma oportunidade para comemorar o Ano Europeu do Voluntariado, com a participação de investigadores voluntários, o Ano Internacional da Química e o Ano do Morcego.

A troca de ideias e experiências que a NEI proporciona pretende contribuir para a construção de uma imagem mais saudável dos investigadores junto do público e demonstrar que, afinal, a ciência não é tão complicada quanto se julga. Para usufruir das actividades basta ter uma curiosidade aguçada e vontade de aprender mais sobre ciência e sobre quem a faz.

Roteiro NEI 2011:
Em Bragança, das 21h às 24h, no Centro Ciência Viva (CCV) de Bragança – A noite abordará a investigação em Química, com um conjunto de actividades e demonstrações experimentais alusivas aos projectos na área alimentar, farmacêutica e dermocosmética.

No Porto, das 20h às 22h, no Planetário – os investigadores convidados vão partilhar as suas experiências com os participantes, seguido de uma observação nocturna no exterior com telescópio, se as condições climatéricas assim o permitirem;
E até das 15h às 24h, na Reitoria da Universidade do Porto – Haverá um speed-dating com cientistas, oficinas e actividades ‘mão-na-massa’, um ciclo de cinema científico, entre muitas outras iniciativas.

Em Vila do Conde, 15h às 18h, na Praça José Régio – Decorrerá um workshop sobre bolas de sabão e actividades práticas em que os robôs são as ‘estrelas’ convidadas.

Em Santa Maria da Feira, das 17h às 24h, no Laboratório do Visionarium – Os participantes poderão mergulhar numa espécie de episódio do CSI, com recolha de impressões digitais e análise do local de crime para identificação de diferentes tipos de vestígios biológicos humanos, como sangue, esperma e saliva e, análise forense de DNA para identificação biológica das amostras, etc.

Em Aveiro, 9h30 às 12h30, na Fábrica do Centro Ciência Viva – Com um conjunto de oficinas que decorrerão em simultâneo, os participantes poderão interagir com robôs divertidos; conhecer os segredos da anatomia das flores; fazer um creme de mãos à base de azeite e ainda sais de banho, etc.
E das 21h às 23h – Terá lugar a peça de teatro «Questão de Ar», seguida de um café de Ciência, um espaço de diálogo entre o público e os investigadores.

Em Coimbra, das 19h às 23h, no Exploratório Infante D. Henrique – a noite se dedicada à nutrição, com a confecção e degustação de produtos de cozinha saudável e actividades interactivas;
No Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho – cada cientista falará sobre motivações que os levaram a escrever um livro;
No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, das 18h às 24h – os cientistas oferecem curtas conversas com o público e demonstrações interactivas.

Em Proença-a-Nova, 20h às 24h, no Instituto de S. Tiago – Haverá uma apresentação sobre a biomassa e os convidados poderão saber mais sobre a produção de biodiesel.

Em Constância, 21h às 24h, no Centro Ciência Viva – os investigadores oferecem a observação de enxames de estrelas, nebulosas, galáxias, através de vários tipos de telescópios.

Em Alcanena, das 20h30 às 22h30, no CARSOSCÓPIO – Decorrerá um percurso nocturno pedestre com início na zona que envolve a nascente, seguido de um convívio com animação de rua na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela.

Em Sintra, a partir das 21h, no CCV – terá lugar uma palestra sobre “A Química no Dia-a-Dia”, com actividades preparadas.

Em Lisboa, das 18h às 24h, no Pavilhão do Conhecimento – será possível conhecer os seis concorrentes finalistas do concurso Famelab, após um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, seguido de diversas actividades e ‘stand up comedy’ com artistas da nossa praça;

No Jardim Botânico de Lisboa, das 20h às 24h – os investigadores sugerem uma viagem pela rota do café, a construção de um bosque em miniatura e introdução de breves noções de ecologia florestal, entre outras actividades.

Em Estremoz, a partir das 18h, no Espaço Ciência do Convento das Maltezas e área expositiva do CCV – Da Física à Biologia, passando pela Geologia, um conjunto diversificado de actividades, permitirá perceber como foi possível a evolução ter originado um órgão como o nosso ‘olho’, entre tertúlias científicas.

Em Lousal, a partir das 18h, junto à Barragem da Tapada – haverá um acampamento científico, com apresentações orais.

Em Lagos, 19h às 22h, no CCV – serão apresentados projectos de investigação relacionados com taxonomia e biogeografia de moluscos marinhos, reveladas informações sobre dinossauros e antropologia.

Em Olhão, no CCV de Tavira e no Ria Shopping, das 10h às 23h – haverá várias actividades “mãos na massa” e uma tertúlia em café científico.

Porto Moniz (Madeira), das 14h à 1h, Frente Mar do CCV Porto Moniz – as actividades divergem entre o estudo de répteis, a descoberta de segredos e técnicas da concepção e implementação de instalações multimédia interactivas e ainda amostragens nocturnas, morfometria (medição dos espécimes) e identificação dos caracteres morfológicos mais relevantes das espécies encontradas na ilha.
----
Mais informações no DN - Portugal e Público - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente