4 de out. de 2011

Ciência às Seis e Meia traz a história de Christiaan Huygens

Debate acontece amanhã (5), no CBPF, no Rio de Janeiro.

(JC) Mais uma edição do projeto Ciência às Seis e Meia acontece amanhã (5), na sede do CBPF, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o professor do Instituto de Física da UFRJ, Carlos Farina ministra a palestra "Christiaan Huygens, a Helena da Geometria e o tempo aprisionado."

O matemático, físico e astrônomo holandês Christiaan Huygens desenvolveu uma obra fascinante, com observações de Saturno, estudos sobre mecânica, em particular sobre pêndulos, e estudos sobre ótica. Huygens passou décadas de sua vida tentando aprimorar cronômetros marítimos.

Aprisionar o tempo com precisão era crucial para a medição da longitude, tão necessária para as navegações da época. Descrevemos como Huygens construiu um pêndulo isócrono (de período independente da amplitude) pois achava que isso seria muito útil para o funcionamento dos relógios de pêndulo em alto mar. Huygens não teve êxito em suas tentativas iniciais, mas acabou beneficiado pelo acaso. Em 1658, o filósofo, matemático e físico francês Blaise Pascal foi acometido por uma forte dor de dente que só diminuiu depois que ele resolveu vários problemas sobre a ciclóide, curva conhecida como "Helena da Geometria", tantas foram as disputas causadas por ela entre os geômetras.

Na palestra, será relatado como a dor de dente de Pascal mudou o curso da história, levando Huygens à construção de um pêndulo isócrono. Trata-se de um episódio fascinante da história da ciência onde não só a genialidade e o trabalho árduo de um cientista estiveram presentes, mas também o acaso conspirou a favor.

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras promovido pela Secretaria Regional da SBPC do Rio de Janeiro, em parceria com o CBPF, que oferece apresentações de divulgação científica ao público leigo. O evento é dirigido a todos que apreciam as ciências, têm interesse de conhecer as questões e os avanços científicos atuais e aos curiosos sobre o mundo em que vivemos.

As palestras ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês às 18h30, com entrada franca. As apresentações também são transmitidas em tempo real pelo site: http://itv.cbpf.br/ciencia_seis_e_meia. Não é necessário software específico, basta usar o navegador.

Mais informações no site: http://www.sbpcrj.org.br/projetosCienciaSeisMeia.shtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente