27 de out. de 2011

Estrelas hi-tech são destaque no Museu de Astronomia

(Scientific American Brasil) Em pleno horário de verão, A Lua, as constelações e os corpos celestes ao alcance dos olhos. O Planetário Digital StarLab é a mais nova atração do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Neste fim de semana, dias 29 e 30, o equipamento recebe o público com sessões especiais às 15h, 16h e 17h na Rua General Bruce 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão.

Numa cúpula inflável são projetadas imagens do céu noturno, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar e entender o céu e seus movimentos. Faça chuva ou faça Sol no céu de verdade, no interior do planetário, o céu está sempre limpo e pronto para mostrar os segredos do espaço.

“Este planetário reproduz um céu bem mais realístico aos olhos dos visitantes e permite maior flexibilidade nas apresentações. O sistema digital trás uma ampla variedade de recursos de efeitos especiais e aumentam a possibilidade da criação de apresentações em áreas como a etino-astronomia e, até mesmo, biologia, geografia e meteorologia”, explica Douglas Falcão, coordenador de Educação em Ciências do MAST.

Agora, se a intenção é ver estrelas de verdade, a partir das 18h30min, o “Programa de Observação do Céu” proporciona a visualização do espaço através de telescópios construídos no início do século XX.

Viajando pela história da astronomia
Como programação permanente, o MAST promove neste sábado, às 15h e às 17h, a “Visita Orientada” nas dependências do Museu. Um mediador apresenta o acervo científico, as exposições e o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área da Astronomia.

Um passeio que apresenta ainda o Sistema Solar em Escala, a coleção de instrumentos científicos, as lunetas centenárias e os pavilhões com as cúpulas de observação do espaço usadas para admirar os astros.

Rua General Bruce 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão
Rio de Janeiro
www.mast.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente