(DCTA / Brazilian Space) A exploração do espaço exterior constitui um grande fascínio. Isto ficou patente no lançamento do livro “Espaço Exterior, ciência tecnologia, ambiente e sociedade”, publicado pela Editora Habilis, com apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia (FUNCATE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (Nepam/Unicamp), ocorrido no dia 6 de outubro de 2011, em animada sessão de autógrafos no Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos.
O volume reúne treze especialistas de diferentes campos do conhecimento e nacionalidades para tratar da História da Humanidade e da conquista do espaço exterior. Como disse Filomena Ricco, assessora do DCTA e organizadora do volume com dois colegas da Unicamp, o volume é um convite a uma viagem espacial: “não se preocupem em apertar os cintos, o imaginário e o simbólico concorrem para novas descobertas, leiam o livro e boa viagem!”. Outro organizador do volume, Pedro Paulo Funari, atual coordenador do recém-criado Centro de Estudos Avançados da Unicamp, lembrou como o mundo atual não pode ser compreendido sem os resultados da aventura espacial, do desenvolvimento dos computadores aos sistemas de comunicação instantâneos.
Organizado também por Aline Vieira de Carvalho, do Nepam/Unicamp, o volume trata de aspectos como a energia nuclear no espaço, os impactos sociais dos programas espaciais, os aspectos estratégicos de longo prazo, assim como de temas relativos a questões sociais, dentre outros. Os diversos autores presentes ressaltaram a importância da cooperação acadêmica que permitiu que a obra congregasse estudiosos com diversas formações e áreas de atuação. A presença do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) destaca-se, com engenheiros de nomeada competência que atestam tanto o pioneirismo desse centro de ensino no país, como do papel do DCTA e de São José dos Campos para o desenvolvimento da ciência nacional, em geral, e em especial da aeronáutica.
Os autores também fizeram questão de mencionar, em suas considerações, que apenas a cooperação entre estudiosos da mais alta qualificação tecnológica com colegas das áreas sociais permitiu a concretização desta obra inédita. De fato, não por acaso uma psicóloga é a mentora maior desse esforço, Filomena Ricco, pois todos reconheceram nesta mestra e doutora em administração o grande motor que permitiu a necessária sinergia para a confecção do volume. A participação da Unicamp também foi bastante destacada, tendo Funari notado o papel importante que o ITA desempenhou e continuar a ter para a formação de quadros científicos no país, muitos dos quais nomes de destaque na Universidade de Campinas. Ele também ressaltou a contribuição de trabalhos desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pela Agencia Espacial Brasileira (AEB), pelo Congresso Nacional e pelas Agências Espaciais de outros países, os quais são apresentados ao longo da obra.
A noite de autógrafos conclui-se com uma confraternização geral e com os votos de novos trabalhos conjuntos.
----
Mais fotos aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente