Depois de reformas internas, Observatório volta a atender o público.
(JC) Devido a uma pintura interna realizada pela equipe da Prefeitura do Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas voltará a atender o público a partir de amanhã (1º). Às quartas-feiras das 19 às 22h são atendidas escolas agendadas antecipadamente e nos sábados de 20 às 22h para o público geral.
O Observatório Astronômico foi criado no século XIX e é um dos mais antigos do País. O telescópio refrator produzido pela empresa alemã Gustav Heyde é um dos destaques do Observatório, completando neste ano 100 anos. A lente objetiva do telescópio foi substituída no ano de 1974 permitindo uma imagem ampliada de 75 a 1000 vezes.
Faz parte do acervo do Observatório Astronômico também a luneta francesa do final do século XIX do fabricante R. Mailhat que utiliza lentes objetiva e ocular para observação dos astros e a Alta Azimutal da empresa A. Panthus e Cherrod, um aparelho utilizado para a determinação das coordenadas da Terra a partir da posição das estrelas.
Todos os aparelhos do Observatório Astronômico estão em seu perfeito funcionamento, permitindo ao público geral observar estrelas duplas, aglomerados de estrelas, planetas e outros astros.
O atendimento é realizado por alunos membros da Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto (SEAOP) e bolsistas do Programa Integrado de Extensão para o Ensino e Divulgação da Ciência (Pró-Ciência) da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP.
Confira mais detalhes no site www.museu.em.ufop.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente