17 de out. de 2011

Semana Nacional de Ciência de Tecnologia começa com diversos eventos pelo país

(O Globo) Começa nesta segunda-feira a 8ª Semana Nacional de Ciência de Tecnologia (SNTC-2011), que tem como tema este ano "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos". Em todo país, serão realizadas ao todo quase 10 mil atividades em 429 cidades, com a participação de 642 instituições.

No Rio, a Quinta da Boa Vista, o Planetário da Gávea e o Centro Esportivo Miécimo da Silva e o Jardim Botânico serão os quatro pólos principais do evento, que conta com programação gratuita. Mais de 70 instituições, como a Fiocruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) preparam atividades especiais. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, participa na tarde desta segunda, na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, de experimento global que vai medir a qualidade da água do planeta . Mercadante estará em companhia do Prêmio Nobel de Química Martin Chalfie, já que 2011 foi declarado pelo ONU como Ano Internacional da Química.


No Planetário da Gávea, a 9ª edição de sua Feira de Ciências faz parte da SNTC-2011. Em uma tenda montada no estacionamento da instituição, diversas atividades vão abordar experimentos de mecânica, eletricidade e química, o processo de captação e tratamento de água da cidade e como funciona uma usina nuclear e as medidas de segurança necessárias. Enquanto isso, o Museu do Universo, com 56 experimentos interativos que explicam os principais conceitos astronômicos, funcionará normalmente durante o evento. Na quarta-feira, 19/10, a partir das 18h30, haverá ainda observação do céu por telescópios, dependendo das condições climáticas - não há observação em caso de chuva ou de céu nublado.

Também a partir de terça-feira, o Centro Cultural Banco do Brasil e mais 11 instituições de divulgação científica recebem o "VerCiência 2011 - 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV". Ao serão, serão exibidos 80 programas de 10 países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália), agrupados em seis sessões temáticas: "Mudanças climáticas" e "Desastres naturais e prevenção de riscos" (temas da SNTC-2011); "Evolução e biodiversidade"; "Ano Internacional da Química"; "Mulheres na ciência", com as contribuições femininas para o avanço da ciência e tecnologia; e "Aventura da ciência", sobre a curiosidade humana expandindo as fronteiras da ciência.

O Jardim Botânico do Rio, por sua vez, exibe tecnologias brasileiras de produção de energia renovável, como a usina que gera eletricidade a partir de ondas do mar, o ônibus movido a hidrogênio e o trem Maglev, que levita sobre os trilhos, todos projetos desenvolvidos pela Coppe/UFRJ.
----
E mais:
Começa em Brasília Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Terra)
.
Brasil se mobiliza para a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (JC)
.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em MS (JC)
.
Planetário da Gávea sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (JB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente