(JC) Em sua terceira edição em Uberlândia (MG), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada entre os dias 17 e 23 de outubro, com o tema: "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos".
A cerimônia de abertura da Semana acontecerá no dia 17, às 9 horas, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a presença do coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), professor Osvaldo Moraes. Em palestra, ele falará sobre a meteorologia e sua contribuição à prevenção de desastres naturais. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ronaldo Mota, também estará presente na Semana participando da 4ª Semana da Física e marcando a inauguração do novo espaço do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), da UFU. A partir das 21 horas do dia 17, Mota abordará o papel da inovação na sociedade contemporânea.
De acordo com a coordenadora do evento em Uberlândia, professora Sílvia Martins, a programação da Semana não se restringe ao tema central, envolvendo todas as áreas do conhecimento. "A proposta é que a ciência, a tecnologia e todas as atividades sejam apresentadas de forma interativa, para que a sociedade tenha acesso a esse conhecimento, associando-o ao seu dia a dia", observa. Durante o evento, está prevista a realização de palestras, oficinas, visitas técnicas, feira Ciência Viva, ciência no parque e apresentações culturais. Paralelamente, acontecerão, além da 4ª Semana da Física, a Semana de Iniciação Científica da UFU, a 4ª Semana Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e as feiras de ciências nas escolas.
A Semana contará com a participação do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberlândia e da Polícia Militar, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Cemig, que promoverão, respectivamente, atividades interativas sobre prevenção de riscos, uso consciente de recursos hídricos e energia elétrica.
As atividades da Semana são gratuitas e toda a população poderá participar. A programação geral do evento pode ser conferida no endereço eletrônico: http://sctuberlandia.blogspot.com/.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida anualmente em todo o país, desde 2004, sob a coordenação do MCTI. Em Uberlândia, a Semana foi lançada em 2009, por iniciativa da Diretoria de Comunicação Social da UFU e do Museu Dica, envolvendo instituições públicas e particulares da cidade. Neste ano, a Semana é uma realização da UFU, da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e do IFTM, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Fundação de Apoio Universitário (FAU), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg - Regional Vale Paranaíba) e da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub).
Em 2010, a cidade de Uberlândia liderou a maior mobilização do Estado de Minas Gerais, com a realização de 467 atividades, ocupando o terceiro lugar entre os municípios brasileiros, segundo registros do MCTI. As atividades estão divulgadas na revista relatório disponível no endereço:
http://www.dica.infis.ufu.br/sites/dica.infis.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/RevistaUFU_SNCT2010.pdf
----
E mais:
Programação da Semana Nacional e Ciência e Tecnologia de Bauru (JC)
.
Acre realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (JC)
.
Divulgada programação da Semana de Ciência e Tecnologia no Tocantins (JC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente