14 de out. de 2011

VerCiência 2011 - 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV

Evento acontece de 18 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

(JC) De 18 a 23 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e mais 11 instituições de divulgação de Ciência do Rio de Janeiro recebem o "VerCiência 2011 - 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV", com entrada franca. A 17ª edição da mostra, que tem o patrocínio da Petrobras e apoio dos Ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece simultaneamente em São Paulo e Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (que ocorre no mesmo período), que esse ano tem como temas centrais "Mudanças Climáticas" e "Desastres Naturais e Prevenção de Riscos".

Essa edição do "VerCiência" traz ao CCBB 80 programas, de 10 países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália), agrupados em seis sessões temáticas: "Mudanças Climáticas" e "Desastres Naturais e Prevenção de Riscos" (temas da "Semana da Ciência"); "Evolução e Biodiversidade" (natureza e desenvolvimento sustentável); "Ano Internacional da Química" (declarado pela ONU); "Mulheres na Ciência" (as contribuições femininas para o avanço da Ciência e Tecnologia) e "Aventura da Ciência" (a curiosidade humana expandindo as fronteiras da ciência). A programação da mostra foi selecionada a partir de um acervo de mais de 150 produções, recebidas de emissoras e realizadores convidados do Brasil e do exterior.

Dentre os destaques da mostra estão produções da WGBH/NOVA (EUA), BBC (Reino Unido) e NHK (Japão). Neste ano, o VerCiência faz a "Homenagem Especial" à NHK, pela qualidade de seus programas de ciência para televisão e por sua notável contribuição à disseminação do conhecimento e da cultura científica em todo o mundo. Toshihiro Matsumoto, Diretor do Departamento de Ciências da NHK, virá especialmente do Japão, a convite da mostra, para receber a homenagem.

Da emissora japonesa, a Mostra VerCiência 2011 exibe, pela primeira vez fora do Japão, o documentário "Fukushima, Mapeando a Radiação". O programa acompanha o trabalho de uma equipe de cientistas que, logo após o desastre nuclear de Fukushima, desencadeado pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011, foi especialmente formada para medir os índices de radiação no local. Essa é a primeira vez que uma equipe de TV registra o trabalho de mapeamento da radiação de uma usina nuclear.

Ainda sobre a tragédia de março no Japão, o VerCiência apresenta o documentário "Sobrevivendo ao Tsunami", também da NHK, que relata experiências vividas por sobreviventes da maior catástrofe já registrada no país, causadora da morte de mais de 18 mil pessoas. Outro destaque dentre os programas da NHK é "Esqui radical: Corrida contra o medo", que mostra como funcionam o cérebro e a musculatura do campeão olímpico de esqui Aksel Lund Svindal, tendo que superar o medo e fazer manobras que demandam reflexos muito rápidos, mesmo após ter sofrido grave acidente numa competição.

Das outras emissoras internacionais, também são destaques da mostra os documentários "Dentro do corpo humano: Do início ao fim" (BBC), no qual o apresentador e médico Michael Mosley mostra como a existência é uma luta constante e como o corpo humano realiza pequenos e incontáveis milagres para se manter vivo; "Os oceanos estão morrendo?" (BBC), conduzido pelo mais respeitado apresentador de programas de ciência da TV mundial, Sir David Attenborough, que revela os resultados de um estudo científico sobre a destruição dos ecossistemas marinhos e suas consequências; e "Quão inteligentes são os animais" (WBGH), da série NOVA "scienceNOW", uma instigante pesquisa sobre cachorros, baleias e papagaios muito espertos.

Em parceria com a Livraria da Travessa, a Mostra VerCiência promove sessões especiais nas unidades do Leblon e da Barra da Tijuca. Na unidade da Barra, o evento realiza palestras gratuitas com convidados especiais. No dia 20 (5ª feira), às 19h30, o diretor James Van der Pool fala sobre as "Maravilhas do Universo", título da série da BBC, da qual é produtor. No dia 21 (6ª feira), também às 19h30, a executiva da BBC World Wide, Jana Bennett, relata sua "Paixão pela Ciência".

A programação da Mostra "VerCiência 2011" é dirigida ao público em geral, sendo recomendada a partir da faixa infanto-juvenil (8º e 9º anos do Ensino Fundamental). Sessões especiais para escolas podem ser reservadas junto ao Programa Educativo do CCBB. Uma programação especial também será apresentada nas 11 instituições do "Circuito VerCiência Rio", afiliadas da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). Dentre elas, o Planetário da Gávea, o Museu da Vida (Fiocruz), a Casa da Descoberta (UFF/Niterói), o Espaço Ciência Viva e o Museu de Astronomia (Mast).

Segundo José Renato Monteiro e Sergio Moraes Castanheira Brandão, idealizadores e curadores da Mostra, "VerCiência" chega à sua 17ª edição anual fiel ao seu objetivo original de promover a disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão: "Estamos há exatos 17 anos sem perder o foco da Ciência na TV porque acreditamos que a televisão, com apoio cada vez maior da internet, continuará a exercer um papel fundamental para a disseminação da cultura científica como antídoto ao obscurantismo e para informar sobre o potencial da ciência, da tecnologia e da inovação na melhoria da qualidade de vida das pessoas", diz José Renato Monteiro, Curador Nacional de "VerCiência".

"A TV também pode ter um papel relevante na motivação dos jovens, alunos e professores, para as carreiras científicas e no ensino de ciências", afirma o Curador Internacional da Mostra, Sergio Brandão (ex-repórter da BBC e da TV Globo), acrescentando: "Este papel é especialmente importante para os alunos dos níveis fundamental e médio, que contrapõem baixos resultados nas avaliações gerais a desempenhos animadores nas competições internacionais e nacionais, como as Olimpíadas de Matemática".

Além do Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a mostra será apresentada simultaneamente em São Paulo (Estação Ciência, Instituto Butantã, Catavento Cultural e Biblioteca Mario Schoenberg) e Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil e na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios). Em todas as sessões da Mostra "VerCiência" a entrada do público é gratuita.

A grade completa da mostra, com as sinopses de todos os programas, está disponível nos sites: www.verciencia.com.br e www.bb.com.br/cultura.
----
Matéria similar no Estadão (com vídeos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente