Equipa dos Açores seleccionada para competição na Noruega
(Ciência Hoje - Portugal) Mariana Moreira, Jerry Cunha, Mileida Costa, João Melo e Antero Moura compõem a equipa da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, nos Açores, seleccionada pela Agência Espacial (ESA) para representar Portugal na final da competição CANSAT 2012, entre 22 e 26 de Abril 2012, em Andøya, Noruega.
A CANSAT é organizada pela ESA e destinada a estudantes do ensino secundário. O principal objectivo da competição é construir e configurar um satélite miniaturizado (CanSat), que após ser lançado dos 1000 metros de altitude por um foguete irá executar uma missão definida pelos alunos.
Ao Ciência Hoje, Juan Nolasco, professor de Informática e coordenador da equipa, explica que “a missão principal consiste em, após largado o mini-satélite pelo foguete e durante a sua descida, medir a temperatura do ar, a pressão atmosférica e transmitir os dados uma vez por segundo por telemetria para uma estação terrestre configurada e operada pelos alunos”.
Com esta missão, “será também possível fazer uma análise dos dados obtidos, como por exemplo, um cálculo da altitude, e mostrá-los em gráficos”, continua.
Para a final desta competição foram apuradas 14 equipas de diferentes países europeus membros da ESA, de onde se incluiu Portugal. A selecção foi baseada em alguns critérios chave que incluíam o mérito técnico e científico da missão e o programa de divulgação associado à missão proposta pelos alunos.
Segundo Juan Nolasco, “a missão secundária do CanSat, proposta pela equipa, é o satélite tirar fotografias enquanto desce, ao mesmo tempo que um módulo GPS fornece as coordenadas de cada foto”. A ideia é conseguir “detectar em tempo real alguns dos problemas que podem afectar seriamente as ilhas, tal como a subida do nível do mar ou as manchas dos derrames de óleo”, refere.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente