14 de nov. de 2011

Encontro discute Mídia e Ciência

Embrapa, CNPq e União Europeia se unem para debater o jornalismo científico e a popularização da ciência.

(JC) A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promovem, com o apoio da representação da União Europeia no Brasil, o 4º Encontro Mídia e Ciência no próximo dia 29 de novembro, de 8 às 17 horas no Auditório José Irineu Cabral (Edifício Sede da Embrapa - Parque Estação Biológica, final Av. W3 Norte, Brasília). O evento, voltado a jornalistas, cientistas e estudantes de Comunicação, tem como um dos objetivos discutir o estágio atual da divulgação científica no Brasil e a sua importância para a popularização da ciência.

Para isso, reúne profissionais de vários segmentos relacionados à divulgação da ciência no Brasil, incluindo representantes de grandes veículos de comunicação, de veículos especializados, do setor acadêmico e de assessorias de imprensa, entre outros. A intenção é promover a troca de experiências a partir das diferentes visões que esses profissionais têm sobre a divulgação científica no País.

O evento apresenta também o panorama atual do jornalismo científico e da divulgação da ciência na Espanha com a palestra do Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação - delegação da União Europeia no Brasil, Angel Landabaso.

Palestras e sessões temáticas - A programação do 4º Encontro Mídia e Ciência será aberta com palestras do presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e do presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Ainda na parte da manhã haverá a palestras da editora de Ciência do jornal O Globo, Ana Lúcia Azevedo, e do Conselheiro da União Europeia.

A tarde será dedicada a sessões temáticas sobre temas relacionados à divulgação científica no Brasil, como: o jornalismo científico no Brasil; as novas ferramentas de comunicação; assessoria de imprensa e jornalismo científico e a mídia e o espaço para divulgação científica. Essas sessões terão a exposição de profissionais de mídia, assessorias de imprensa e universidades.

Segundo Ubirajara Jr., assessor de Comunicação Social do CNPq, o evento é uma oportunidade para que profissionais de mídia e ciência do Brasil e do exterior discutam os rumos para o jornalismo científico, as estratégias e meios de ampliar a atividade e analisem o relacionamento entre jornalistas e pesquisadores. "Participei das três edições anteriores do Encontro promovido pela Embrapa e posso afiançar que elas contribuíram muito para aperfeiçoar o diálogo entre jornalistas e cientistas", ressalta Ubirajara, lembrando que este ano o Encontro tem ainda outra característica especial: a comemoração dos 60 anos do CNPq.

Mais informações e inscrição para certificado: midiaeciencia@cnpq.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente