(Folha) Nascido no dia 2 de janeiro de 1920, o russo Isaac Asimov é conhecido como um dos mestres da ficção científica. Com mais de 400 obras escritas, o autor e bioquímico é comparado a Arthur C. Clarke (1917-2008).
Sua obra mais famosa é "Fundação", na qual Hari Seldon, criador de uma ciência revolucionária capaz de prever o futuro da raça humana, antevê a chegada de uma era de trevas. O personagem pode minimizar o que está por vir. Ele tem um plano, que deverá ser executado através dos séculos pelos membros da chamada "Fundação".
A "Trilogia da Fundação" é composta também pelos exemplares "Fundação e Império" e "Segunda Fundação". Por meio deles, Asimov conta a história da conquista da galáxia pela humanidade e seus problemas políticos em um futuro de milhares de anos à frente.
O livro "Histórias de Robôs" reúne os melhores contos e novelas publicados sobre robôs e computadores. O autor mostra como o futuro de ontem, vulgo nosso presente, foi previsto pelos escritores de ficção científica. O filme "Eu, Robô" (2004), estrelado por Will Smith, foi baseado em obra homônima de Asimov também sobre robôs, composta em 1950.
Em 1966, Asimov escreveu o roteiro de "Viagem Fantástica". Dirigido por Richard Fleischer, o filme mostra o interior do corpo humano como nunca antes visto no cinema. O longa "O Homem Bicentenário" (1999) é um outro exemplo. Ele é baseado em conto homônimo de Asimov, escrito em 1976.
Em 1981, um asteroide foi batizado como "5020 Asimov", em homenagem ao escritor. Asimov era presidente da American Humanist Association (Associação Humanista Americana). Morreu em Nova York, em 6 de abril de 1992.
----
E mais:
Isaac Asimov (AstroPT)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente