7 de fev. de 2012

5, 4, 3, 2, 1…descola a Missão X!

Treino de jovens astronautas arranca no Pavilhão do Conhecimento



(Ciência Hoje - Portugal) Desde quinta e durante as próximas seis semanas nove escolas portuguesas, incluindo a Escola Portuguesa de Moçambique, vão realizar exercícios da Missão X baseados no treino de preparação para as viagens espaciais.

A missão foi lançada no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva com mais de 200 alunos portugueses do 2.º Ciclo do Ensino Básico a realizarem treino físico de astronautas.

Mas antes disso, os alunos participaram numa videoconferência à Estação Espacial Internacional, onde se encontra o astronauta André Kuipers.

Para além de Portugal, Itália, Suíça e Holanda também estiveram ligados em simultâneo ao Espaço para receber as dicas deste astronauta sobre exercício físico e nutrição.

Papa de frango
“A bordo da Estação Espacial fazemos tudo para nos mantermos em forma e evitar que os ossos percam densidade e que os músculos atrofiem”, afirmou André Kuipers, enquanto rodopiava no ar devido à microgravidade. “O envelhecimento pode ser mais rápido no Espaço devido aos efeitos desgastantes do corpo humano”, acrescentou.

O astronauta, que é médico, mostrou alguns dos alimentos disponíveis a bordo, como um pacote com uma papa de frango com molho de amendoim que depois de aquecido é ingerido através de uma palhinha. “Beber água também é um desafio, por isso usamos uma palhinha para não a deixar ‘fugir’”, disse.

André Kuipers dorme oito horas num saco de cama suspenso. O seu desporto preferido é correr na Estação Espacial, o que tem de ser feito numa passadeira rolante onde é amarrado. “Quando estou na Terra adoro jogar futebol”, referiu.

A paixão pelo espaço surgiu através dos livros de ficção científica que a avó lhe oferecia em pequeno e, mais tarde, com os filmes deste género que também assistia. Mas quis tornar-se astronauta para “poder ajudar a humanidade”, pela “beleza da investigação científica” e pela “utilidade das experiências que se fazem no espaço”.

“Se pudesse viajar para qualquer sítio no Espaço gostava de ir à lua e a Marte!”, revelou.

Projecto mundial
A ideia da Missão X é estimular os jovens para uma alimentação saudável e para a prática da educação física.

As actividades físicas e educativas foram concebidas pela NASA e pela ESA, com a colaboração de cientistas e preparadores físicos que trabalham directamente com astronautas.

Os exercícios são baseados no treino de preparação para as viagens espaciais e foram avaliados pela Faculdade de Motricidade Humana.

Além de Portugal, estão envolvidos no projecto estudantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Porto Rico, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.
Share17
----
Matéria com mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente