(Folha) Emanuel Osório faz quatro anos nesta quarta-feira, mas será o seu primeiro aniversário comemorado na data em que nasceu.
O menino é de 29 de fevereiro, dia que só existe no calendário de quatro em quatro anos. Esses são os chamados anos bissextos, com 366 dias --normalmente, um ano tem 365.
Emanuel nasceu em 2008. Nos três anos seguintes, fevereiro acabou no dia 28. Só agora ele terá o dia 29 para o seu aniversário.
"Nos anos comuns, a gente canta 'Parabéns' e dá o presente no dia 28 de fevereiro. No dia 1° de março, ele sopra as velinhas de novo", conta Gislaine Leal, mãe do Emanuel.
Desta vez, o garoto vai ter uma festinha com os amigos da escola no dia 29.
VOLTA NO SOL
A explicação para o ano bissexto está no giro que a Terra realiza em torno do Sol, movimento conhecido como translação.
"O ano é medido pelo tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol. Esse período tem duração de 365 dias e seis horas, aproximadamente", diz o astrônomo Fernando Vieira, 53, do Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro.
Um ano se encerra com 365 dias e deixa de lado essas seis horas. Em quatro anos, temos 24 horas de "sobra", ou seja, um dia.
Assim, 29 de fevereiro é inserido no calendário, para que ele se ajuste ao movimento da Terra.
A volta do planeta em torno do Sol determina as estações. Quando um lado da Terra está mais próximo do Sol, é verão, quando fica mais distante, inverno.
Se o calendário não fosse ajustado, o Natal no Brasil, por exemplo, que sempre é comemorado no verão, poderia ser no inverno com o passar dos anos.
CURIOSIDADES DO ANO BISSEXTO
Quer casar comigo?
Na Idade Média, as mulheres da Escócia e da Irlanda podiam pedir a mão dos homens em casamento nos anos bissextos, ao contrário da tradição. Os noivos que recusavam o pedido pagavam uma multa simbólica, que poderia ser uma moeda, um beijo ou um vestido de seda para a moça rejeitada.
O calendário do Papa
Foi o Papa Gregório XIII, em 1582, quem criou o calendário que usamos hoje e leva o seu nome. Baseado na rotação da terra em torno do Sol, o calendário gregoriano tem 365 dias nos anos comuns e 366 nos bissextos. Antes dele, usava-se o calendário Juliano, criado pelo imperador romano Júlio César.
O maior sono do mundo
O Papa mudou o calendário para corrigir um atraso entre as datas das festas religiosas e as estações do ano, especialmente a Páscoa cristã. Para isso, riscaram dez dias do calendário, causando uma grande confusão. Imagine só: quem dormiu no dia 4 de outubro de 1582, acordou em 15 de outubro de 1582!
----
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente