16 de mar. de 2012

Em parceria com grupo da USP, Dante realiza curso de Astronomia Investigativa

(Colégio Dante Alighieri) O Colégio Dante Alighieri realiza, a partir desta segunda-feira, 12 de março, um curso de Astronomia Investigativa para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. O projeto é uma parceria da Escola com um grupo de cientistas da USP chamado Sputnik, especializado em astronomia.

Assim, os integrantes do Sputnik ministrarão aulas aos alunos do Dante uma vez por semana, das 16h às 18h25, até 25 de junho. Professores do Colégio, Eraldo Rizzo de Oliveira, de Ciências, e James Kobayashi, de Física, também trabalharão nas atividades do projeto.

Idealizado e organizado por Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza, e por Renato Laurato, coordenador do Departamento de Física, o curso de Astronomia Investigativa consistirá em aulas teóricas e práticas sobre o assunto, com trabalhos nos laboratórios de Física do Dante e visitas a observatórios e planetários.

“É um curso com vários espaços, tanto dentro quanto fora do Colégio. Teremos uma turma única, que até o momento conta com 35 alunos. Além disso, há uma lista de espera de alunos interessados em participar do curso”, diz a professora Sandra Tonidandel, explicando o funcionamento da atividade, gratuita para os estudantes da Escola.

“O curso tem teoria e prática. Os alunos poderão fazer observações em telescópios e acessar dados de observatórios e planetários, inclusive fora do Colégio. Haverá um aprofundamento prático do tema”, explica.

Ainda segundo a coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza, os alunos que participarem do curso de Astronomia Investigativa receberão um treinamento para a disputa da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

“Ao final do curso, cada aluno apresentará o seu material de investigação, mas não haverá uma prova, uma avaliação formal. Um dado legal é que os estudantes que fizerem o curso terão um treinamento para a Olimpíada Brasileira de Astronomia”, afirma.

Parceria
A professora Sandra Tonidandel também exalta o fato de o curso de Astronomia Investigativa marcar a primeira parceria entre o 9º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Grupo Sputnik.

“Esse curso é importante por abordar uma linha relevante da ciência, que é a astronomia, e por inaugurar uma parceria entre o 9º ano Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Além disso, a parceria com o Grupo Sputnik também é uma novidade”, comemora a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente