
O GaeA aproveitou a noite da máxima conjunção entre os planetas Vênus e Júpiter para medir a poluição luminosa da área em torno de sua sede provisória. A noite estava límpida e foi uma grande oportunidade para realizar a observação da constelação de Órion e o brilho de suas estrelas.
O programa "GLOBE at Night" é uma campanha internacional dedicada ao público em geral desenhada para sensibilizar a opinião pública acerca do impacto da poluição luminosa nos nossos céus nocturnos. Convida os cidadãos a medir o brilho do céu noturno e a submeter as suas observações para um website a partir de um computador ou celular.
A poluição luminosa não ameaça só as observações astronômicas, também afeta o consumo energético, a vida animal e a saúde. Ao longo dos últimos seis anos, o programa "GLOBE at Night" tem envolvido cidadãos de 115 países e milhares de observações.
Este ano, existem quatro janelas de oportunidade: 14-23 de Janeiro, 12-21 de Fevereiro, 13-22 de Março e 11-20 de Abril.
A participação no "GLOBE at Night" requer apenas cinco pequenos passos:
1) Descubra a sua latitude e longitude;
2) Descubra Órion, Leão ou Cruzeiro do Sul (para o Hemisfério Sul) mais de uma hora depois do pôr-do-Sol.
3) Faça coincidir o seu céu noturno com um dos mapas de magnitude disponíveis.
4) Registe a sua observação.
5) Compare a sua observação com as milhares espalhadas por todo o mundo.
Pode também usar o processo de registo web. O site do programa é fácil de usar, compreensivo e contém muitas informações. A base de dados pode ser usada para comparar com outras bases de dados, como por exemplo como a poluição luminosa afeta os hábitos dos morcegos.
Links:
GLOBE at Night:
Página principal
Kit de Atividades para Professores: Órion (PDF em português)
Kit de Atividades para Professores: Leão (PDF em português)
Kit de Atividades para Professores: Cruzeiro do Sul (PDF em português)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente