(IFPB) O município de Cabaceiras, no cariri paraibano, recebeu na sexta-feira, 02, a equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) do IFPB. O objetivo da visita foi avaliar o potencial astronômico da região para futuras parcerias com a prefeitura.
O evento foi promovido pelo NEPA e pela Associação Paraibana de Astronomia (APA-PB). “Por pertencer a uma região de pouca precipitação pluviométrica e temperatura noturna adequada, escolhemos a cidade de Cabaceiras.”
O “Espaço Astronomia” teve início às 14h. Durante a programação foram apresentadas palestras, sobre os temas: “O nosso sistema solar”, “Estações do ano”, “Fases da lua” e “Instrumentos astronômicos”. Às 16h30min será exibido o documentário “O universo”. À noite, no horário das 18h30min às 22h houve a observação do céu.
Participaram do “Espaço Astronomia” alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Cabaceiras. “Nosso intuito é divulgar a astronomia e despertar sobre astronomia nos alunos”, afirma o Coordenador do NEPA, Francisco Nobre. “Após realizada a observação do céu, será feito um estudo no qual será avaliado e qualificado se a região possui potencial para desenvolver futuramente o turismo na área de astronomia”, concluiu.
A equipe participante do evento é formada por: Prof. Francisco Nobre (Coordenador do NEPA/IFPB), Profª Mary Roberta (Coordenadora do NEPA/CG), Professor José Rodrigues (Professor de Eletrônica/ IFPB e Astrônomo Amador), Prof. Tomaz Passamani (Presidente da APAPB), o geógrafo Marcos Jerônimo (Coord. do Núcleo de Astronomia da Estação Cabo Branco), Paulo Vamberto (Astrônomo Amador) e sua esposa Ângela, Prof. Saulo (Sec. de Educação do Município de Bayeux e Astrônomo Amador) e mais quatro membros da APAPB.
O NEPA / IFPB atua nos campi de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa. Em breve, com a chegada de novos telescópios, o núcleo será expandido para os demais campi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente