1 de mar. de 2012

Observatório Astronômico do Cepa promove observação de Marte

Atividade acontece no período de 1º a 3 março, no horário das 19h às 22h



(Agência Alagoas) As três primeiras noites do mês março irão ganhar um atrativo especial no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa). É que neste período haverá uma série de atividades destinadas para todos aqueles que desejam ver e aprender sobre Marte, o planeta vermelho. Para participar é preciso ir ao observatório a partir das 19h. A entrada é franca.

O coordenador do Observatório Astronômico do Cepa, Adriano Aubert Barros, destaca que Marte é, provavelmente, o planeta que mais intriga e convida à exploração. Ele revela que o astro é pequeno e possui apenas 6.876 km de diâmetro. “É pouco maior que metade do diâmetro da Terra. Seu dia possui 24h e 37m e é muito parecido com o nosso. Outra coincidência é a inclinação do eixo de rotação, que é de 23 graus e 59 minutos de arco, semelhante ao da Terra, o que faz com que possua estações como a da Terra”, diz o professor.

Ele descreve que o planeta vermelho está situado a cerca de 228 milhões de km do Sol e que ele leva, em média, 687 dias para completar uma órbita. “Como seu ano é quase duas vezes maior que o terrestre, só nos aproximamos dele a cada dois anos. Quando o Sol, a Terra e Marte, nessa ordem, ficam alinhados, dizemos que ocorre uma oposição. A última oposição aconteceu em 2010”, explica.

OAGLL
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Usina Ciência, e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal).

Ele funciona no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas, no Farol, em Maceió. Mais informações sobre o observatório podem ser conferidas no endereço eletrônico: http://oagll.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente