(Física na Veia) O IEA - Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto, em parceria com o Departamento de Física (FFCLRP/USP), realizará a palestra "Física das Altas Energias."
Neste colóquio serão examinados os problemas em aberto sobre a estrutura fundamental da matéria e as ferramentas usadas para investigá-los.
O Modelo Padrão (Standard Model) é, sem dúvida, um dos grandes feitos intelectuais da ciência moderna. E descreve a natureza numa vasta escala de energias. No entanto, este modelo tem limitações que colocam novos desafios para suplantá-los, nas questões como a origem da massa, a natureza das famílias de quarks e léptons e os indícios de uma estrutura unificada por trás das partículas.
Será discutido ainda o uso das partículas como instrumentos de prova dos eventos cataclísmicos que ocorrem no universo. Os estudos de partículas cósmicas com altíssimas energias trazem, também, informações sobre a física das partículas em escalas além das que é possível produzir em laboratórios.
Olhando para o futuro, alguns dos aceleradores que estão em gestação serão visitados e, também, os observatórios de partículas cósmicas que estão em planejamento.
Palestrante: Prof. Dr. Ronald Cintra Shellard - Pesquisador do CBPF
Onde: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (veja localização aqui)
Quando: 21/03/2012 (quarta-feira) - 14:00h
Observação: A palestra é gratuita. Para maiores informações e declarações de presença: iearp@usp.br ou (16) 3602-0368
Sobre Ronald Shellard
Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1973) e doutorado em Física pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (1978).
Atualmente é pesquisador titular do CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
Faz parte da colaboracão que opera o Observatório Pierre Auger, na Argentina, dedicado ao estudo dos raios cósmicos de energia ultra-alta.
Tem seu nome associado a mais de 270 trabalhos publicados em revistas científicas, com um número de citações maior do que 7500.
É, atualmente, vice-presidente da SBF - Sociedade Brasileira de Física.
----
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente