http://immabrasil.com.br/atividades/1c.html
Informações adicionais sobre os diversos encontros são obtidas mediante o Website:
http://www.immabrasil.com .
As duas colunas de pedras são diferenciadas em relação ao ambiente, permitindo a observação do nascer do Sol por meio de um intervalo voltado para o horizonte no mar. Essas pedras, posicionadas de forma estratégica, permitem observar o nascer do Sol nos solstícios de inverno e verão. Até agora não foi verificada a relação de equinócio neste sítio. Acredita-se, pelas pistas deixadas como petroglifos com linhas cruzadas e onduladas, que houve, no passado, presença humana no local.
O observador terá apenas um ponto de observação específico: caso ele se desloque para a esquerda (norte) terá como obstáculo o mar e a direita (sul) o morro. O sitio está localizado no Costão da Barra, seguindo pelas trilhas das piscinas naturais, após a ponte pênsil.
A Pedra do Frade serviu de foto para o Calendário do NEOA, de 2012. Nesta foto, ao lado (última foto), a Lua, devido ao caminho percorrido em relação à eclíptica, aparece entre os alinhamentos rochosos.
Faz parte de um projeto, promovido pelo NEOA/JBS e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Florianópolis, em parceria com o IMMA, realizar uma exposição de fotos (definidas por sítios) e também a realização de palestras, durante a comemoração da Semana Municipal de Arqueoastronomia (dias 18 a 24 de junho de 2012). Os sítios relacionados são três, a saber: o da Pedra do Frade, na Barra da Lagoa, o do Morro da Galheta e o da Ponta do Gravatá. Estaremos enviando no decorrer do mês mais informações sobre esse evento.
Os créditos das fotos pertencem a Alexandre Amorim ,
Ainda continua de pe' ?
ResponderExcluir