“No dia 15 de abril, Saturno estará em oposição, ou seja, oposto ao Sol em relação à Terra. Alguns dias antes, durante e depois da oposição serão os melhores dias para observar o planeta durante 2012, uma vez que Saturno estará mais próximo da Terra. Através dos telescópios do observatório poderemos observar seus anéis, seus maiores satélites e a atmosfera do planeta”, explica o coordenador do observatório, professor Adriano Aubert Silva.
A exposição será aberta ao público que tenha interesse e curiosidade em descobrir mais sobre o planeta dos anéis. Além da observação do planeta, os participantes poderão participar da exposição de painel explicativo sobre Saturno e de um vídeo-documentário sobre o tema. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (82) 3315-3837 ou no Observatório Astronômico.
Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do sistema solar, porém o de menor densidade. O que mais se destaca nesse planeta é o seu sistema de aneis, formados por rochas, gás e gelo, girando continuamente com uma estrutura espetacular. Durante uma revolução, quando observado da Terra, os aneis de Saturno podem estar bem expostos ou de perfil, acrescentando mais beleza a este planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente