Segundo a Nasa, foi a sexta passagem mais próxima já registrada. Corpo celeste é muito pequeno e inofensivo para o planeta.
(Efe/AP/G1) Um asteroide passou a apenas 14 mil quilômetros da Terra nesta terça-feira (29), segundo confirmou a Nasa. Como base de comparação, a distância é menor do que a que separa o Brasil do Japão.
O Laboratório de Propulsão de Jatos, mantido pela agência espacial americana, afirmou que esta foi a sexta passagem mais próxima já registrada de um asteroide à Terra.
O asteroide 2012 KT42 só foi descoberto na última segunda. Tem entre 3 e 10 metros de diâmetro, e é pequeno demais para representar uma ameaça ao planeta. Caso ele entrasse na atmosfera, seria desintegrado totalmente em diminutos meteoritos.
De toda forma, os especialistas que fizeram o cálculo da rota do corpo celeste disseram que não há risco de colisão com a Terra. O pequeno asteroide voa dentro do cinturão Clark de satélites geo-sincrônicos, utilizado para os sistemas de comunicação.
Foi o segundo asteroide a passar perto da Terra nesta semana. Na segunda, um asteroide com 21 metros de diâmetro passou a cerca de 51 km do planeta.
----
Matérias similares na Apolo11, Terra, iG, UOL, R7, Yahoo, Estadão, Folha e Veja
----
E mais:
Viajando Pelo Espaço (Scientific American Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente