Mauro Maldonato publica sua terceira obra no Brasil centrada nas discussões sobre o tempo
(Scientific American Brasil) O médico e filósofo italiano Mauro Maldonato lança hoje à noite em São Paulo seu livro mais recente Passagens de tempo, na Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509, das 18h30 às 21h30).
A obra, centrada na investigação sobre a natureza fugidia do tempo estende-se a outros campos do pensamento e dialoga com a história da filosofia ocidental e com autores clássicos e contemporâneos caso de Martin Heiddeger, Descartes, Husserl e Merleau-Ponty.
Passagens de tempo, mais que um livro é um verdadeiro compêndio de idéias que relaciona saberes históricos, como a medicina, psiquiatra, arte e ciência ancorados na reflexão sobre o tempo.
Lírico, mas nem por isso mesmo preciso nos conceitos tanto de filosofia quanto em outras áreas da ciência, o trabalho mais recente de Maldonato (autor também de Raízes Errantes e Subversão do ser) analisa um vazio contemporâneo na reflexão e frente à incerteza do que vem no horizonte prega a esperança na criatividade humana.
Na noite de segunda-feira, em palestra na unidade Consolação do SESC, o filósofo italiano falou sobre Passagens de tempo em paralelo com o pensamento científico, a religião e a crise global.
Passagens de tempo tem prefácio de Ulisses Capozzoli, editor de Scientific American Brasil, e texto de orelha do filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente