11 de mai. de 2012

Museu Ciência e Vida ganha obras de ampliação (RJ)


(Diário Democrático) O Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu nesta quinta-feira, dia 10, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o governador do Estado, Sérgio Cabral, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso para a inauguração das obras de ampliação da unidade.

O espaço criado para popularizar e difundir a ciência na região conta agora com o terceiro andar, um planetário maior, com capacidade para 68 lugares, e um auditório.

O museu, administrado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia através da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (Cecierj), funciona desde julho de 2010 e faz parte do projeto Quarteirão da Ciência. Até hoje, o espaço já recebeu mais de 60 mil visitantes, sendo 70% de público espontâneo.

Na ocasião, o governo estadual também assinou um convênio com a Petrobras para receber a exposição de longa duração “Energia que move o mundo”, que vai ficar pelo menos três anos no museu. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os modernos métodos de obtenção de energia na mostra, que explicará a partir de 2013 como é feita a extração do petróleo.

O governador Sérgio Cabral participou da solenidade e comentou a importância do projeto para a região.
“O Museu Ciência e Vida é uma conquista da população de Duque de Caxias e de toda a Baixada Fluminense. É um equipamento do conhecimento, que vai permitir que milhares de jovens, adultos e idosos possam visitar e ter acesso a um museu de qualidade”, disse Cabral.

Até 2014, o Governo do Estado entregará todo o Quarteirão da Ciência, que funcionará no terreno da antiga delegacia da região, anexa ao museu. O quarteirão terá, além de exposições, polos do Cederj, do Seja Profissional, e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) com cursos dos ensinos fundamental, médio, profissionalizante e universitários a distância, como Engenharia de Produção.

“O Quarteirão da Ciência foi feito por etapas, que incluem a abertura da primeira fase do museu, com o planetário e o primeiro andar. Já desativamos a delegacia, que será transferida para perto do Fórum, e vamos licitar as obras. A ideia é atrair mais visitantes. Nós saímos de um projeto que tinha a ver com a morte para um que tem a ver com a vida. Eu saio daqui realizado por integrar esse projeto”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Caxias, Zito, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Paulo Melo, e outras autoridades também participaram da inauguração das obras de ampliação do Museu Ciência e Vida.

O museu, inaugurou ainda outras três mostras: “Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas”, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), “Nascer” e “Fotografias da Ciência na Amazônia”, da Fiocruz, e “Céu - Espelho de culturas”, da Aliança Francesa. O Cineclube Cederj, programa que vai levar filmes às cidades fluminenses, também foi lançado no espaço.

O Museu Ciência e Vida - que fica na Rua Aílton da Costa - funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site www.museucienciaevida.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente