9 de mai. de 2012

Planetário de São Paulo está abandonado

Instalações no Parque do Carmo estão fechadas desde 2007, quando o prédio sofreu infiltrações provocadas pelas chuvas





(Band) O planetário instalado dentro do Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo, está abandonado há cinco anos, quando foi fechado devido a fortes chuvas que causaram infiltrações no prédio, em 2007.

Inaugurado em 2005, o planetário já recebeu R$ 12 milhões em investimentos. Apesar disso, continua sem funcionar. Não há nenhuma movimentação de máquinas no local, apenas dois seguranças fazendo ronda em frente ao prédio.

De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em 2007, a Telefônica, patrocinadora do planetário, foi acionada para consertar o material danificado, que estava dentro do período de garantia. Após diversas tentativas de acordo, a prefeitura decidiu assumir os custos para restaurar o planetário. A obra foi finalizada em junho de 2010, mas o local continua fechado ao público.

A Secretaria do Meio Ambiente informou que a prefeitura já comprou 18 peças para que o projetor do planetário volte a funcionar. Segundo a secretaria, o gasto foi de R$ 1,2 milhão.

A previsão é de que as peças estejam disponíveis até julho. O responsável pelos planetários da cidade, João Delicato, afirmou que o prédio está bem preservado. Apenas uma máquina ótica corre perigo de deterioração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente