7 de jun. de 2012

Corpus Christi

(Fundação Planetário) Certa vez, escrevi um texto sobre as festas juninas e sua relação, na origem, com a Astronomia. Ao longo de pouco menos de uma lauda, cometi o pecadilho de dizer que os santos eram adorados. Quase que imediatamente, fui advertido (de forma muito educada e construtiva, é bom ressaltar) por membros da Igreja Católica, que prontamente me ensinaram que santos são venerados. Somente Deus pode ser adorado. Como dou muita importância a detalhes semânticos, agradeci a aula e prometi a mim mesmo jamais repetir o erro. Ou cometer erro novo, na mesma linha. Para honrar esta segunda parte do meu compromisso, o melhor que faço é me manter longe de temas religiosos (não por covardia, mas por ignorância mesmo).

Permito-me quebrar esta pequena regra para falar sobre o Corpus Christi, feriado celebrado nesta quinta-feira, 7 de junho de 2012. Não vou entrar em detalhes sobre o que é ou o que significa. (Uma rápida consulta à internet me disse tudo isso, mas como não-especialista que sou, calo-me.) Digo apenas que tornou-se feriado oficial da Igreja em 1269.

Mas se estou decidido a não falar de religião, por que, então, falar do Corpus Christi? Este feriado, em nosso calendário, é móvel. Em 2011, ocorreu em 23 de junho; em 2013, será em 30 de maio. São móveis também as celebrações mais famosas da Páscoa e do Carnaval. E, na verdade, todas as três estão interligadas.

A Páscoa, data principal, é a comemoração da ressurreição de Cristo. Toda a história da Via Crúcis começa após a Última Ceia, que era a celebração da Páscoa Judaica, o Pessach. Como o calendário judaico é lunissolar e o calendário que usamos é solar, datas judaicas se movem em nosso calendário, de ano para ano. Assim, a conversão da data supostamente correta para a celebração da Páscoa varia de ano para ano. Digo "supostamente" pois a regra se alterou ao longo do tempo e cerca de 300 anos depois da morte de Cristo, no Concílio de Niceia, ficou estabelecido que o Domingo de Páscoa seria o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia depois do equinócio de março.

Astronomia pura! E uma boa receita para uma data vaga em nosso calendário.

A partir do cálculo do Domingo de Páscoa, temos, 47 dias antes, a terça-feira de Carnaval. E 60 dias depois, a quinta-feira do Corpus Christi. E eis aí a ligação astronômica para o feriado que começa amanhã.

Aproveitem o descanso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente