1 de ago. de 2012

Campinas busca pista de objeto que teria caído do céu

Na madrugada de domingo, casal avistou luz branca em forma de cometa cair em direção à Etec

Avenida Dr. Heitor Penteado, de onde Igor e Daniele avistaram um objeto iluminado, com uma cor branca, cair em direção à Etec: eles tentaram encontrar o objeto em vão (Foto: Leandro Ferreira/AAN)


(RAC) O astrônomo do Observatório Municipal Jean Nicolini, no distrito de Joaquim Egídio, Julio Lobo está em busca de evidências que possam explicar a suposta queda de um objeto vindo do céu na região do Parque Taquaral, em Campinas, na madrugada do último domingo (29).

Um casal informou ter visto uma espécie de estrela cadente reluzente, caindo em direção à Escola Técnica de Campinas (Etec), na região da Avenida Padre Almeida Garret, no momento em que eles passavam de carro pela Avenida Dr. Heitor Penteado, por volta das 3h33. Pela descrição, o astrônomo acredita ser uma bola de fogo (fireball) associada a uma chuva de meteoros que acontece anualmente entre o final de julho e começo de agosto.

No início da tarde desta segunda-feira (30), o astrônomo esteve no local indicado pelo casal, mas não encontrou nenhuma prova. “Coincidentemente, estamos em um período de chuva de meteoro muito ativo que sempre acontece nesta época do ano”, disse.

A chuva de meteoros é resultado da interação entre um planeta, como a Terra, e o rastro de detritos produzido por um cometa ou asteroide. “Esses detritos são atraídos pela Terra, que entram na atmosfera em uma velocidade alta. Normalmente, eles ficam incandescentes. É por isso que conseguimos ver. Popularmente, esses meteoros são chamados de estrelas cadentes”, explicou.

O empresário Igor Okimoto, de 32 anos, estava com a sua namorada, Daniele Moraes, de 26 anos, quando viu o objeto no céu. “Tinha um formato de uma espécie de cometa. Estava muito perto e muito iluminado, com uma cor branca. Achávamos, em primeiro lugar, que fosse um raio, mas não era porque estava se movendo para baixo, como se estivesse caindo. Ficamos atrás, fomos em vários lugares para ver se ele tinha caído em algum lugar, mas não encontramos”, relatou. O casal mora em Caraguatatuba. Okimoto já morou em Campinas e trouxe a namorada para conhecer a cidade, e retornaram no domingo.

O astrônomo orienta o próprio casal e outras pessoas que viram o objeto luminoso no céu nas proximidades da Lagoa do Taquaral a enviarem um e-mail para ele como forma de registrar o fato. Se comprovado, Lobo informará à Organização Internacional de Meteoros (IMO, em inglês) para registro científico. Esta organização mantém um banco de dados contendo as observações científicas em todo o mundo dos meteoros na atmosfera da Terra. Este banco de dados faz parte da Virtual Meteor Observatory (Observatório de Meteoro Virtual).

De acordo com o astrônomo, se houve queda como informado pelo casal, o objeto pode ter caído em qualquer lugar. “No entanto, 99% se desintegram e viram poeira”, ponderou. Mesmo com esta hipótese, o astrônomo também pede às pessoas que, se por acaso notaram algum dano no telhado de casa, também podem enviar relatos.

A Etec informou que não houve nenhum estrago desta natureza na área da escola. O astrônomo explicou que se o meteoro caiu em algum lugar ele passa a ser chamado de meteorito e tem valor científico. “Os meteoritos têm grande valor para a ciência porque são fósseis do sistema solar.”

Explosão
Lobo relembrou que, nos anos 90, ele e outros astrônomos estavam observando o céu quando algo iluminou a noite e uma súbita explosão ocorreu. “A noite virou dia. Júpiter, que é o segundo astro mais brilhante, sumiu. E a intensidade do barulho nos deixou intrigados. Era um meteoro que foi cair no sul de Minas Gerais. Ou seja, nem sempre a queda será próxima ao local onde foi visto.”

Para fornecer informações ao astrônomo, o interessado deve enviar um e-mail para: campinasobservatorio@yahoo.com.br e também para a redação do jornal Correio Popular, nos endereços: guilherme.busch@rac.com.br e glaucia.santinello@rac.com.br.
----
E mais:
Objeto caído do céu seria causa de 'acidente' (Rede Bom Dia)

Um comentário:

  1. Acabei de presenciar tb um uma fireball em campinas por volta de 22hrs dia 01/08/2012 um arco brilhante com duracao de 2 seg com vista no centro indo em direcao ao royalpalm, meu email eh renet_teixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente