21 de set. de 2012

Circunferência da Terra é medida por alunos de Colorado do Oeste, RO

O trabalho é feito a partir da sombra projetada no chão sempre ao meio-dia. A primeira medição foi feita a 200 a.C. na Grécia.



(G1) Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) do município de Colorado do Oeste, RO, realizam durante esta semana o trabalho de medição do raio da Terra em parceria com a escola Cabo San Lucas, do México, como parte do Projeto Eratóstenes.

A iniciativa é do departamento de física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires, na Argentina e trazida ao Brasil por via da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

O trabalho consiste em aferir a circunferência do planeta com base na sombra projetada no chão sempre ao meio-dia. Em Colorado do Oeste, 80 alunos do Clube de Astronomia Stride, estão envolvidos no projeto. A participação do IFRO de Colorado se deu após o registro no site do projeto no mês de agosto.

O resultado final, de acordo com o professor física do Ifro, Vicente Ferrer, deve ser obtido no sábado (22) quando outras informações forem trocadas entre as escolas. A divulgação oficial será feita no dia 30 de outubro.

“A primeira medição do raio da Terra foi feita pelo grego Erastóstenes, na cidade de Alexandria, por volta de 200 a.C. e estamos fazendo esta medição com base nas noções de trigonometria e astronomia”, explica Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente