16 de out. de 2012

Um olhar com alta resolução sobre o universo (Portugal)

50 anos do ESO celebrados com galeria de imagens



(Ciência Hoje - Portugal) A exposição internacional «Um Universo Deslumbrante», inaugurada em 10 de outubro, último dia da semana do Espaço, vem celebrar os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO) e através de uma mostra de 50 imagens de alta resolução captadas nos seus diferentes observatórios é possível ver regiões de formação estrelar, a nebulosa de cabeça de cavalo (captada em 2000), explosões de estrelas e os seus detritos cósmicos, entre outras maravilhas astronómicas, mas acima de tudo é importante tentar “associar as imagens aos instrumentos de observação”, tal como sublinhou Filipe Pires, coordenador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).

A exibição está patente no Edifício do Planetário do Porto e CAUP até 24 de Novembro – Dia Nacional da Cultura Científica. A visita guiada custa a módica quantia de um euro, sendo gratuita para crianças com idade inferior a três anos.

A galeria engloba meia centena de fotografias de grande formato captadas nos diferentes observatórios do ESO, espalhado em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra, (galáxias, nebulosas ou enxames de estrelas), sendo complementadas por fotografias dos observatórios em si., como por exemplo, o Very Large Telescope (VLT), no Cerro Paranal – o principal local de observações do ESO, operando no visível e infravermelho. Os quatro telescópios de 8.2 metros de diâmetro estão em operação individualmente, dotados de muitos instrumentos.

“Mesmo com uma longa exposição, o instrumento permite tirar estas fotos sem queimar”, continuou o coordenador do CAUP, salientando a qualidade excepcional dos telescópios.

A exposição estará em exibição em vários países da Europa. Portugal é já membro de pleno direito do ESO desde 2001. Por cá, após o Porto, a mostra seguirá para Lisboa, onde ficará patente de 8 de Fevereiro a 5 de Maio de 2013, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, sendo exibida posteriormente no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva (ainda sem data prevista).
----
E mais:
Evento de Gala para celebrar os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente