3 de nov. de 2012
A ciência acontece fora do papel
(Ciência Hoje) Minha geração provavelmente foi a última que utilizou de forma plena o 'paper' propriamente dito. Quando eu queria um artigo que não estava presente na biblioteca de periódicos científicos da minha universidade, tinha que recorrer à base Comut. Para quem não está muito familiarizado com esse termo, a base Comut era um sistema muito avançado de busca de artigos no início do século 21 e que ainda existe.
A base funcionava da seguinte forma: eu ia à biblioteca da minha faculdade e passava a referência do artigo para um funcionário. Através de um sistema, ele checava se alguma universidade brasileira conectada tinha o artigo. Quando essa tentativa tinha êxito, eu fazia um depósito no banco referente ao custo da fotocópia e do envio pelo correio e, em algumas poucas semanas, recebia o artigo em casa.
Tenho até hoje artigos com o adesivo da base Comut e os guardo como se fossem uma relíquia. Para os alunos de hoje, isso deve parecer algo da idade da pedra, mas salvou a vida de muitos da minha geração. Agora, se o acesso aos periódicos científicos era complicado, imagina a interação entre cientistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente