14 de nov. de 2012

Aula relaciona medicina e astronomia



(UFMG) A aula desta sexta-feira, 16 de novembro, do Curso de História da Medicina traz um tema inusitado: “A evolução dos instrumentos astronômicos”, com a participação do astrônomo e físico da UFMG, Bernardo Riedel.

Tratando-se de um curso voltado para o estudo da atividade médica ao longo do tempo, surge então a pergunta: O que tem a ver medicina e astronomia?

De acordo com o coordenador do Centro de Memória da Faculdade de Medicina (Cememor), professor João Amilcar Salgado, a relação entre a medicina e os astros vem da Idade Média, quando o estudo do espaço era pré-requisito em qualquer faculdade de medicina da época. “Antigamente existia a crença muito forte de que as doenças eram desígnios de Deus, o que tornava imperioso estudar os céus e as estrelas na tentativa de prevenir e curar as moléstias.”

Ainda segundo o professor João Amilcar, a intenção desta aula é ”investigar a relação entre a medicina e astronomia (naqueles tempos distantes) para conhecer melhor os caminhos da ciência, passando por séculos longínquos até a atualidade.”

Sobre o curso
O Curso de História da Medicina, oferecido como disciplina optativa aos estudantes, é organizado semestralmente pelo Cememor, com encontros sempre às sextas-feiras, na sala 22, às 11h30. Todas as aulas são abertas ao público geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente