27 de nov. de 2012

Ciência à luz de velas

(JC) De 27 de novembro a 18 de dezembro, a Casa da Ciência da UFRJ realiza o ciclo de palestras 'Ciência à luz de velas'.

Nestas conferências, importantes cientistas brasileiros revisitam temas tratados pelo cientista britânico Michael Faraday (1791-1867) à luz do conhecimento contemporâneo, lançando diferentes perspectivas e questionamentos sobre a constituição e o comportamento da matéria. Entre os cientistas convidados está Luiz Davidovich, professor do Instituto de Física/UFRJ, membro da Academia Brasileira de Ciências e colaborador de Serge Haroche, que recebeu o Prêmio Nobel de Física 2012, em função dos trabalhos sobre ótica quântica.

Em 1860, Faraday realizou seis conferências de divulgação científica para jovens na Royal Institution, em Londres, na época de Natal. Nelas, Faraday utilizou uma vela como ponto de partida para explicar diversos fenômenos químicos e físicos. Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização da CT/MCTI observa que "as conferências, se tornaram um marco na história da divulgação científica e foram publicadas, em 1861, com o título A história química de uma vela. Posteriormente, Faraday realizou outra série de conferências intitulada As forças da matéria."

A vela foi escolhida como símbolo da inspiração, da curiosidade científica e, também, do espírito acolhedor, presentes no ciclo de palestras Ciência à luz de velas, que ocorre sempre às terças, de 18:30 às 20:00. O evento faz parte das atividades da exposição Cadê a química?, que foi realizada na Casa da Ciência da UFRJ, de 2011 a 2012, como parte das comemorações do Ano Internacional de Química.

Mais informações e a programação completa das palestras estão disponíveis no site www.casadaciencia.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente