21 de nov. de 2012

Militares americanos buscam astrônomos amadores

Agora, civis que queiram explorar os céus podem contribuir com a Darpa através do projeto SpaceView



(Galileu) Quando se trata de explorar a atmosfera temos um problema - os céus da Terra estão cheios de lixo. Segundo a Nasa há mais de 500 mil pedaços de foguetes, satélites quebrados e partes de outras máquinas orbitando o nosso planeta. E uma colisão com um objeto desses pode liberar 20 mil vezes mais energia do que uma acidente entre dois veículos a mais de 100 km/h - o equivalene a uma explosão de granada. Em outras palavras, pode prejudicar seriamente qualquer lançamento, ou satélites que já estejam em órbita e ainda estão em funcionamento.

Foi da necessidade de saber onde está todo esse material que surgiu o projeto SpaceView, da Darpa (Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa) que recruta astrônomos amadores para monitorar os céus. A ideia é que as pessoas selecionadas usem telescópios que já estão em funcionamento, acessando-os remotamente. Ao mesmo tempo em que realizam suas próprias pesquisas, os astrônomos registrariam traços de entulho espacial potencialmente perigosos.

O projeto SpaceView já tem uma lista de interessados, que pode ser preenchida online. Segundo a Darpa, 12 astrônomos amadores já serão selecionados para iniciar o projeto em 2013. E, enquanto a rede de telescópios cadastrados no serviço cresce, mais pessoas serão chamadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente