1 de nov. de 2012
Museu de Astronomia debate “Observação Astronômica de Galáxias” (RJ)
No próximo sábado, 03 de novembro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece a palestra “Observação Astronômica de Galáxias”. Às 16h, Vinícius Bordalo, pesquisador do Observatório Nacional (ON) – órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) –, falará, de forma simplificada e para um público amplo, sobre algumas técnicas modernas de observação utilizadas na astronomia profissional, em especial aquelas adequadas à observação de galáxias.
Na ocasião, o palestrante apresentará, por meio de imagens e espectros observados com telescópios, os diversos tipos de galáxias que são observadas no Universo, suas propriedades físicas e como elas têm evoluído ao longo da história cósmica. “Galáxias são os ‘tijolos’ do Universo. São em seus ambientes que estrelas, planetas e até a vida se desenvolvem. Não há como entendermos a nossa história na Terra sem conhecermos a história da nossa própria galáxia, a Via Láctea”, justifica Vinícius.
Atividades de popularização da ciência
Antes da palestra, no sábado, o público poderá fazer uma Visita Orientada no MAST, às 15h ou 17h, para conhecer o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala montado no campus, os pavilhões com as cúpulas de observação celeste e parte da coleção de instrumentos científicos do Museu.
Mais tarde, a partir das 18h30, os interessados podem participar do Programa de Observação do Céu, que conta com a projeção de um vídeo explicando como está configurado o céu do mês de outubro, e a observação do céu, propriamente dita, através de tradicionais lunetas e telescópios do século XX, entre 19h30 e 21h.
Caso o tempo não esteja favorável, as atividades externas serão substituídas pela visita à exposição “As Estações do Ano – Terra em Movimento”. Toda a programação é gratuita. O MAST está localizado na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão. Para outras informações, acesse www.mast.br ou entre em contato pelo telefone (21) 3514-5200.
Quem perdeu a Visita Orientada do sábado poderá fazê-la ainda no domingo, 04 de novembro, às 16h. Neste dia, às 15h e 17h, o MAST também oferecerá ao público uma de suas mais tradicionais atividades, o Planetário Inflável. Dentro da cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro, os visitantes poderão conhecer os movimentos celestes, os planetas do Sistema Solar e relacionar a mitologia grega às constelações, assistindo à simulação de um céu estrelado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente