29 de nov. de 2012
Museu vai à Feira (RJ)
(MAST) O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) mais uma vez surpreende a todos com a sua busca incansável pela popularização da astronomia e da ciência para o grande público. Depois de projetos grandiosos como o Turismo Cultural no Bairro Imperial, a Semana de Astronomia, e o badalado Museu Vai à Praia, o MAST aproveita a comemoração do centenário de Luiz Gonzaga, no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas – a Feira de São Cristóvão –, e promove o inédito Museu Vai à Feira.
Nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro (sexta, sábado e domingo), os visitantes da Feira de São Cristóvão se surpreenderão com uma tenda de 100 metros quadrados montada bem na entrada do estabelecimento. A surpresa será maior ainda ao descobrirem que, dentro dessa tenda, haverá aparatos interativos, confeccionados a partir de material de baixo custo, que visam a despertar o interesse pela ciência. Também estará à disposição do público um Planetário Inflável Digital, que revelará o céu de forma diferenciada.
A proposta inusitada de unir cultura nordestina e divulgação de astronomia e ciências relacionadas partiu da ideia de surpreender o público espontâneo da Feira de São Cristóvão, que vai ao local ouvir música, saborear uma deliciosa comida típica da região, conhecer ou resgatar a cultura do nordeste. O objetivo é aproveitar o momento de lazer para despertar, nas pessoas – aparentemente desinteressadas –, o interesse científico através de brincadeiras e atividades interativas.
“A gente sabe que o público que visita a Feira Nordestina são turistas e pessoas que vêem na Feira a oportunidade de ter um laço cultural. Não é que esse público seja desinteressado pela ciência; o que ocorre é que ele não vai a esse local com a expectativa de experimentar ciência. É aí que o MAST entra para, através do inusitado, do lúdico e da interação, despertar o interesse das pessoas da Feira pela ciência” – declara Douglas Falcão, coordenador de Educação em Ciências do MAST.
Como o objetivo é divulgar a astronomia, além da “tenda de ciência” montada na Feria de São Cristóvão, o MAST convidará o público a ir ao campus do Museu, que fica a apenas alguns minutos do local, e conhecer as atividades in locu. Para isso, oferecerá transporte gratuito entre ambas as instituições e entrada livre no MAST.
ENTRE LÁ E CÁ: UM PASSEIO CIENTÍFICO E CULTURAL
Astronomia invade a Feira de São Cristóvão
De sexta-feira a domingo, os visitantes da Feira de São Cristóvão poderão fazer pipoca com energia solar, entortar o curso de filetes de água sem tocá-los e experimentar diversos aparatos interativos que ensinam princípios científicos escondidos atrás de brincadeiras. A oficina Brincando com a Ciência estará à disposição dos curiosos que querem descobrir como determinados fenômenos científicos mecânicos, óticos, sonoros e elétricos funcionam, manuseando módulos interativos. O público poderá, também, aprender matemática brincando com jogos lógicos, enigmas e quebra-cabeça em uma oficina que tem como objetivo despertar o interesse pelo raciocínio lógico: o Brincando de Matemático.
Na tenda do MAST montada na Feira, os curiosos ainda terão a oportunidade de observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas entrando em uma cúpula inflável de 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro e assistindo à simulação de uma noite estrelada dentro do Planetário Inflável Digital. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu estará sempre limpo.
As atividades na Feira ocorrerão na sexta-feira (30/11) das 09h às 19h, no sábado (01/12) das 09h às 20h, e no domingo (02/12) das 09h às 19h. A entrada custa apenas R$ 3,00 (três reais) e o endereço do local é Campo de São Cristóvão, s/n, Pavilhão de São Cristóvão - Bairro Imperial de São Cristóvão.
Feira de São Cristóvão invade o MAST
Além de colocar a sociedade em contato com a ciência em um local aparamente inusitado, o MAST também tem a meta de fazer com que as pessoas visitem seu campus. Para isso, durante todo o fim de semana, disponibilizará ônibus para levar o público para o Museu, também localizado no Bairro Imperial de São Cristóvão. Ao final da visita, o público retornará à Feira Nordestina, para onde poderá voltar tendo em mãos uma credencial, sem precisar pagar novamente.
E o que os visitantes esperam encontrar em um museu de astronomia? Planetas, galáxias, estrelas... É isso aí! No MAST, o público terá a oportunidade de identificar estrelas, nebulosas e planetas olhando para o céu através de tradicionais lunetas e telescópios do século XX! No sábado, o Museu de Astronomia oferecerá o incrível Programa de Observação do Céu, que contará com três etapas: exibição de um vídeo científico, uma explicação sobre como está configurado o céu do mês de dezembro, e a observação do céu, propriamente dita.
Mas, como interagir é melhor do que apenas observar, os visitantes poderão não apenas ver, mas também tocar no segundo maior meteorito do Brasil, um legítimo representante do Cinturão de Asteróides; com o meteorito Santa Luzia de Goiás, eles vão descobrir mais sobre as ‘janelas’ para o passado da Terra. Além de tocar no meteorito, o público poderá ‘entrar’ no Sistema Solar ao passear pelos jardins do MAST durante uma Visita Orientada. Com o Sistema Solar em Escala é possível ter uma noção sobre a distância entre os planetas, as especificidades de cada um e a relação entre eles e o Sol.
As atividades na MAST ocorrerão na sexta-feira (30/11) das 09h às 17h, no sábado (01/12) das 14h às 21h, e no domingo (02/12) das 14h às 18h. A entrada é gratuita e o endereço do local é Rua General Bruce, 586 - Bairro Imperial de São Cristóvão.
Já quem quiser explorar a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil a partir de instrumentos científicos de medição do tempo e do espaço do acervo museológico do MAST deverá conferir a exposição “Olhar o céu, medir a Terra”, para descobrir diversas maneiras de observação, medição e de conhecimento do céu e da Terra por diferentes sociedades.
Aqueles que se interessam por fotografia poderão descobrir uma nova aplicação para a atividade ao visitar a exposição “Fotografia: ciência e arte”, que demonstra a fotografia não apenas como registro de paisagens e pessoas, mas principalmente como instrumento de análise pela ciência. Junto com as imagens científicas, a mostra traz quadrinhos com história da fotografia analógica e digital, infogravuras e diferentes máquinas fotográficas antigas.
Todas as atividades no MAST, inclusive a entrada para as exposições, são gratuitas.
Exposições sobre astronomia
Através de aparatos 3D, multimídias, vídeos, painéis e uma cenografia do céu, o público também poderá conhecer os ciclos dos dias e das noites, as fases da Lua e as estações do ano em diferentes regiões do Brasil, da Terra e em outros planetas do Sistema Solar, visitando a exposição “As estações do ano – Terra em movimento”.
Museu vai à Feira
30 de novembro, 1º e 2 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
ATIVIDADES DO MAST NA FEIRA
Brincando com a Ciência
Sexta (30/11) das 09h às 19h
Sáb. (01/12) das 09h às 20h
Dom. (02/12) das 09h às 19h
Brincando de Matemático
Sexta (30/11) das 09h às 19h
Sáb. (01/12) das 09h às 20h
Dom. (02/12) das 09h às 19h
Planetário Inflável Digital
Sexta (30/11) das 09h às 19h
Sáb. (01/12) das 09h às 20h
Dom. (02/12) das 09h às 19h
ATIVIDADES DO MAST EM SEU CAMPUS
Programa de Observação do Céu por telescópios
Sáb. (01/12) das 18h30 às 21h
Visita Orientada
Sáb. (01/12) das 15h ou 17h
Dom. (02/12) às 16h
Planetário Inflável
Dom. (02/12) às 15h e 17h
O que a Feira de Tradições Nordestinas oferece aos visitantes no período?
Ao saírem da tenda do MAST, os visitantes irão se deparar com uma homenagem grandiosa, condizente com a tradição de Luiz Gonzaga. A partir de sexta-feira, estará montada, no Espaço Memória da Feira, a exposição “Luiz Gonzaga do Brasil – 100 anos de Tradições Nordestinas”, com textos, fotografias e discografias mostrando a trajetória do Rei do Baião. A partir do dia 30 de novembro, todos os artistas convidados a se apresentarem na Feira de São Cristóvão homenagearão Luiz Gonzaga nos palcos.
Olha Pro Céu
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo.
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava, assim em festa
Porque era noite de São João.
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração.
(Luiz Gonzaga)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente