(A Voz da Serra) O fim da informalidade parece estar próximo para o planetário. Até o nome passará a ser oficial: Planetário de Nova Friburgo. Administrado pelo Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf), com parcerias, com a sua regularização novas parcerias poderão ser firmadas visando ao desenvolvimento de novas atividades. Decreto nesse sentido já está esboçado e deve ser assinado pelo prefeito Sérgio Xavier nos próximos dias.
Pelo decreto ficará criado, no âmbito do município, o Planetário de Nova Friburgo, subordinado às secretarias municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia. A área do planetário já está delimitada junto ao Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, em Olaria. Ainda de acordo com o decreto, as secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia prestarão auxílio, no que couber, aos profissionais atuantes no Planetário de Nova Friburgo, bem como ao Canf e outras entidades de idêntico objetivo e sem fins lucrativos, nas atividades voltadas ao ensino e exploração da ciência astronômica.
Um dos entusiastas do planetário, o professor Reinaldo Kiss Ivanicska Júnior, do Canf, diz ter esperanças que o futuro governo municipal de Nova Friburgo olhe mais pelas atividades do planetário e veja o quanto esse espaço científico e cultural pode oferecer em termos de educação, cultura e lazer para a população. Ainda mais porque a partir de 2013 o planetário passará a contar com equipamentos definitivos, a serem doados pela Universidade Estácio de Sá, o que vai permitir o seu funcionamento com total capacidade.
Dessa forma, segundo o professor Reinaldo, o Planetário de Nova Friburgo poderá funcionar de terça a sexta-feira, pela manhã e à tarde, bastando que as escolas agendem a visita para seus alunos na Secretaria municipal de Educação. Por enquanto, as atividades continuam sendo desenvolvidas no último sábado de cada mês, com filmes, palestras e observação do céu, sempre que o tempo permitir. Este ano já estiveram no planetário alunos dos colégios Nossa Senhora das Graças e Canadá, além da Escola Fribourg.
Com a regularização, o Planetário de Nova Friburgo ganha forma jurídica, o que vai possibilitar a sua adesão—e do Canf—aos programas estaduais e federal de desenvolvimento da respectiva ciência, além de outros programas fornecidos por diversas agências de fomento.
Outras informações sobre o Planetário de Nova Friburgo com o professor Reinaldo, pelo telefone (22) 8111-9788.
Diretores do Canf na expectativa de ampliação das atividades do planetário em 2013


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente