27 de nov. de 2012

Planetário móvel para observação virtual dos astros nas escolas Josina Machel e FranciscoManyanga (Moçambique)

(Verdade - Moçambique) A Escola Portuguesa de Moçambique (EPM) lança, esta quarta-feira, em Maputo, um projecto de astronomia denominado “O céu nas nossas mãos”. O mesmo será apresentado publicamente à comunidade educativa na Escola Secundária Josina Machel e depois seguirá para a Escola Secundária Francisco Manyanga.

A novidade deste projecto é a montagem, no local, de um planetário móvel que permitirá aos alunos a observação virtual dos astros.

Segundo um comunicado enviado ao @Verdade, é a primeira vez que Moçambique acolhe um planetário móvel como recurso educativo, o que constitui oportunidade única de aprendizagens científicas mais significativas para os alunos do ensino básico.

Após a montagem e utilização na Escola Secundária Josina Machel, onde terão lugar sete sessões de observação, esta sexta-feira (30), o planetário móvel será instalado na Escola Secundária Francisco Manyanga para outras tantas sessões. Ao todo vai abranger cerca de meio milhar de alunos.

Os diretores nacionais dos ensinos primário, secundário, Técnico Profissional e dos Programas Especiais e do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação far-se-ão presentes nos sítios indicados com o propósito de testemunhar a importância destas jornadas científicas.

O planetário móvel chega a Moçambique através de um esforço entre a Escola Portuguesa de Moçambique e do Centro Ciência Viva de Sintra (Portugal).

Ambas instituições mobilizaram os recursos financeiros necessários junto de patrocinadores empresariais que operam no mercado moçambicano. As jornadas de divulgação científica, através da astronomia, ao sistema de ensino moçambicano prolongam até 5 de Dezembro próximo.

Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação.
    O coordenador do projeto,
    Francisco Máximo

    ResponderExcluir

Comente