6 de nov. de 2012

Professores conhecem observatório em Altos através da SEMEC (PI)

Evento é uma organização do Programa Cidade Olímpica Educacional da SEMEC

(180 graus) O ensino da astronomia nas escolas tem acontecido de forma tímida, baseado no amadorismo, muito teórico e longe da realidade de nossos alunos. Isso se deve ao fato da pouca importância dada ao tema nos cursos de formação inicial do professor, aos erros constantes de conceitos contidos nos livros didáticos e ao pouco conhecimento e disponibilidade do professor de pesquisar e construir materiais que torne o ensino da astronomia mais prazeroso.

Partindo dessa premissa e da ênfase cada vez maior dada ao ensino da astronomia no panorama nacional, é que a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação, sentiu a necessidade de também, entrar no rol das capitais que se preocupam com a temática.

Voltado para professores do ensino Fundamental e médio, das áreas de Ciências e Geografia, o XXXIV encontro regional de ensino da Astronomia (EREA) veio pela primeira vez a Teresina, a convite do Secretário Municipal de Educação professor Paulo Machado. O Encontro é um evento de astronomia e astronáutica realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Em Teresina o evento é uma organização do Programa Cidade Olímpica Educacional da SEMEC, e parceria com escolas particulares.

Dr. João Canalle Coordenador da OBA, explicou para os presentes a importância desse evento, além de informar que a Secretaria Municipal de Educação, através do Secretário de Educação Paulo Machado apóia o projeto para a construção de um planetário em Teresina.

O Dr. Dermeval Carneiro, Diretor do Planetário de Fortaleza veio à capital teresinense apresentar justificativa para a população do porque e da importância da construção de um planetário em Teresina, sendo que quase todas as capitais do Brasil já possuem.

O projeto de implantação do Planetário em nossa capital tem a finalidade de geração e difusão da educação, cultura e turismo, com grande repercussão municipal e regional.
A atenção dedicada sob seus aspectos educacionais deixam em evidência o grande impacto social e a indiscutível atuação direta em cada indivíduo, através do objeto deste projeto.

“O Planetário é o mais moderno recurso de tecnologia educacional disponível para a inovação no ensino e difusão da Ciência e Tecnologia”, explica João Canalle.

Durante o evento teve apresentação de métodos práticos de ensino de astronomia e os participantes receberam materiais didáticos. Os professores participarão de oficinas para construção de modelo didático, assistirão a palestras, observações astronômicas, oficinas de montagem de foguetes receberão lunetas e visitarão o observatório construído pelo Sr. Arquelau Amorim em seu sítio em Altos.

Foram conhecer o observatório dois grupos com 30 professores cada, que se encantaram com as explicações e com as estrelas e planetas que poderão conhecer melhor.

“Fiquei fascinada com a beleza, e agradeço muito a oportunidade de ter participado encontro”, diz Maria do Socorro Silva, professora participante do evento.

Durante a programação do evento a Drª. Sueli Viegas, explicou sobre a evolução das estrelas, e sobre a história da astronomia e suas descobertas. “É importante encontros como estes, pois, se estimula a criatividade; desperta o interesse pelas ciências, pelo conhecimento; proporciona condições de compreendermos nosso mundo e amplia oportunidades da descoberta de vocações”, diz Sueli Viegas.

De acordo com o Secretário Municipal Paulo Machado, um dos principais objetivos do EREA é atingir o maior número possível de professores das escolas, divulgando a astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia.

“Queremos mexer no ensino aos conteúdos ligados a astronomia, tanto dos professores da rede municipal, quanto das escolas particulares. Muitos dos alunos já participam da olimpíada de astronomia, e a secretaria, ciente dessa necessidade, fez o convite a OBA para o acontecimento do evento”, comenta Paulo Machado.

O encontro só tem a contribuir para a formação e motivação de professores, assim como organizadores e palestrantes, pois no que se refere à formação de educadores, os EREAs tem sido um marco histórico no país, dando oportunidade aos docentes no que diz respeito a conteúdos e métodos para o ensino da Astronomia.

“Pretendemos aproximar professores dos astrônomos e amadores da região. Essa será uma formação continuada e esperamos que o ensino dentro da sala de aula se modifique, por isso teremos astrônomos de renome nacional e internacional e os professores poderão conhecer e ter acesso a metodologias diferentes para adotarem na sala de aula”, finaliza Paulo Machado Secretario Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente