23 de nov. de 2012
Semana alagoana de Astronomia começa na próxima segunda-feira no Cepa
(Secretaria de Educação - AL) Planetário digital, observações com telescópios, lançamentos de foguetes, oficinas de planisfério (mapa celeste), exposições de astro poesias, astrofotografias (fotos dos objetos do céu) e paisagens cósmicas, palestras e minicursos. Estas atividades serão oferecidas durante a Semana Alagoana de Astronomia, que será realizada no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGL), localizado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa). O evento começa na segunda-feira (28) e se estende até o sábado, dia 3 de dezembro.
De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, todos os anos é realizada a Semana Alagoana de Astronomia. “Aproveitamos para fazer esta ação no período próximo ao nascimento de D. Pedro II, que é o patrono da Astronomia no Brasil. Ele nasceu exatamente no dia 2 de dezembro de 1825”, frisou.
Durante a realização do evento, adiantou Aubert, haverá palestra sobre D. Pedro II – o príncipe da Astronomia, Heliocentrismo e Geocentrismo – um relato histórico e a Realidade Virtual no Ensino da Astronomia. “Estas palestras serão realizadas às 20h, respectivamente nos dias 29, 30 e 1 de dezembro. No sábado (2) teremos minicursos das 8h às 21h sobre Estrelas Variáveis”, explicou.
Adriano acrescentou ainda que os cursos são destinados para professores de Ciências Exatas e Geografia, que pretendem desenvolver projetos de pesquisas com os alunos do Ensino Médio. “As atividades serão realizadas de forma simultânea e as escolas interessadas precisam agendar a visita dos alunos pelos telefones 3315 – 3837 ou 9981 – 5724. Podem participar escolas públicas e privadas”, destacou.
OAGLL – O Observatório Astronômico Genival Leite Lima funciona na estrutura do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE). Trata – se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (SeCTI/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Usina Ciência; e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). O OAGLL funciona no bairro do Farol, em Maceió.
----
Programação aqui
----
Matéria similar no Alagoas24horas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente