12 de nov. de 2012

Semana do Espaço em Dois Córregos (SP)



Registros do evento organizado pela Escola Cenecista Benedito Ortiz, de Dois Córregos/SP, anteriormente planejado para o mês de outubro, mas adiado para novembro por causa do período eleitoral.

Detalhes de Márcio Rodrigues Mendes sobre o evento:

"Um planetário itinerante, visitas ao Museu TAM ( São Carlos ), filmes ( documentários ) sobre Astronáutica além de inúmeros comentários em sala de aula (...).

Neste final do 3º Bimestre, os alunos foram incentivados a conhecer o tema "sensoreamento remoto", aerofotografia e o imageamento por satélites, bem como suas aplicações. Na prática, desenvolvemos um "balão" com aproximadamente 100 bexigas infladas com gás hélio. As bexigas elevaram de forma controlada, uma plataforma de isopor onde foi acomodada uma máquina fotográfica ajustada no modo "filme". Na primeira tentativa de lançamento não lograram êxito, pois justamente no momento do lançamento algumas correntes de vento prejudicaram o experimento. Semanas após, numa segunda tentativa, o experimento teve sucesso e pudemos obter "vistas aéreas" do pátio da escola e arredores.

Desenvolvemos também uma enorme quantidade de maquetes ("paper model"), organizados para exposição em uma sala, envolvendo veículos lançadores dos EUA, URSS, China e outros países; bem com inúmeras sondas e naves espaciais (Mercury, Gemini, Apollo, Soyus).

No âmbito da Astronomia, alunos do 8° Ano (Ensino Fundamental), montaram uma sala com o Sol ( iluminado ) e todos os planetas, onde o visitante poderia "sentir-se" no espaço, pois as paredes estavam revestidas com TNT preto e decorados com estrelas do espaço profundo. Cada planeta, apoiado em hastes de PVC, continha um cartão com dados físicos do planeta. Além disso, alunos explicavam aos visitantes um pouco das características e da dinâmica dos planetas no Sistema Solar.

Uma sala especial, dedicou-se à sonda Curiosity e outras que exploraram o planeta vermelho. Havia a Pathfinder, Spirit, Opportunity e, claro a Curiosity em diversas versões: Com o Skycrane, em paper model, e também duas versões "motorizadas". Uma delas continha uma câmera wireless e podia andar em um cenário do interior da cratera Gale, "filmando" a paisagem. O visitante via as imagens da Curiosity em um monitor junto à uma "mesa de controle" cenográfica, onde os alunos explicavam sobre Marte, o atraso no sinal recebido da sonda, etc.

Em outra sala, uma vasta coleção de fotos, lembrou pioneiros como Santos Dumont, os primeiros animais no espaço ( as cadelas Laika, Belka e Strelka, o chimpanzé Ham ), assim como cientistas como Robert Goddard, Wherner von Braun e os pioneiros Yuri Gagarin, Alan Shepard; dando sequência à longa exposição de fotos de vôos da Mercury Gemini e Apollo. Na mesma sala, homenagens à Neil Armstrong e Marcos Pontes. Também estava exposto as fotos dos alunos na participação do lançamento de foguetes com garrafa pet, da O.B.A e a excursão ao Museu TAM.

Outra sala especial, contou e homenageou as vítimas do programa espacial; desde a cachorrinha Laika, Vladmir Komarov, G.Drobovolsky, V. Patsayev, Vlasdslav Volkov; astronautas da Apollo 1 e dos ônibus espacias.

Uma sala de robótica (pelos alunos do 6° ano - ensino fundamental) e outras do pequenos, com muitas brincadeiras, jogos e atividades lúdicas. Destaque especial para uma sala de Teatro, onde alunos do 5° ano apresentaram duas peças: sobre o Sistema Solar (muito bem humorada), onde o "planeta Terra" sente as agressões do homem no meio-ambiente e conversas com os demais planetas sobre as mudanças sentidas.

Outra peça (particularmente emocionante para mim), faz menções às estrelas e a beleza do Universo; mas, de modo muito particular a menção à Nova Velorum, estrela que fotografei em 1999 e foi reconhecida pela IAU com o primeiro registro fotográfico desta Nova. (...)

Finalmente e não menos emocionante, uma sala contou a história da Apollo 11, com mais de cem imagens fotograficas, um telão, e três monitores, além de duas maquetes gigantescas: uma de todo o patio do VAB - inclusive estacionamento de veículos - na versão dos tempos da Apollo; com o Crawler, a torre LUT e um Saturno V com 1,10m sobre o Crawler. Nesta mesma escala, o VAB ficou com 1,48m. No outro extremo da sala, uma maquete do Saturno 5, com mais de 2,5m de altura, equilibrava-se sobre uma "coluna de gases" ( muito algodão ), deu um destaque especial na sala. (...)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente