17 de dez. de 2012

MAST recebe acervo arquivístico dos maiores físicos do Brasil



(MAST) Nesta terça-feira, 18 de dezembro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá incorporar ao seu Arquivo de História da Ciência o acervo arquivístico pessoal e profissional de dois grandes físicos brasileiros: Elisa Frota-Pessôa e Jayme Tiomno. A doação será realizada a partir das 15h, pela própria Elisa, que é viúva de Jayme Tiomno, falecido em 2011.

Documentos pessoais, correspondências, anotações científicas, teses orientadas, trabalhos publicados e livros de outros autores compõem o acervo a ser doado. A reunião desses materiais fornecerá uma rica documentação sobre algumas das principais pesquisas físicas no país, alavancadas por Elisa e Jayme, ambos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Reconhecida por seus estudos de radioatividade e de reações e desintegrações de mésons com emulsões nucleares, além do estudo de reações de próton e dêuterons com núcleos de massas médias, Elisa Frota-Pessôa iniciou sua carreira como auxiliar do físico, engenheiro e poeta Joaquim Costa Ribeiro, descobridor do efeito termodielétrico em estudos com a solidificação da cera de carnaúba, na ausência de campo elétrico. Na década de 1950, foi uma das fundadoras do CBPF.

Com destaque nas áreas de captura e desintegração de mésons, reações entre hádrons, fundamentos da relatividade, universo em rotação e teoria de campos, Jayme Tiomno, que também auxiliou poeta Joaquim Costa Ribeiro, partiu da Faculdade Nacional de Filosofia para o mundo, desenvolvendo trabalhos na Universidade de Princeton. Nos Estados Unidos, ele descobriu, em colaboração com o seu orientador John Wheeler, a universalidade das interações fracas, seu trabalho de maior repercussão. Com mais de 19 trabalhos publicados, voltou ao Brasil e foi contratado pelo CBPF, do qual também é membro fundador.

A cerimônia de doação dos arquivos será acompanhada por uma mesa-redonda com a presença dos também pesquisadores do CBPF, Sérgio Joffily e Mário Novello, da filha de Elisa, Sônia Frota-Pessôa, e do pesquisador em História da Ciência do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Alfredo Tolmasquim, que é sobrinho de Jayme Tiomno e ex-diretor do MAST.

O evento é gratuito e ocorrerá no Auditório do Prédio Anexo do MAST – Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Os interessados também poderão acompanhar as atividades pela internet, através de transmissão ao vivo pelo site www.mast.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente