15 de jan. de 2013

Asteróide passará muito perto da Terra

No próximo mês, 2012 DA14 passará a 27 mil quilómetros, sem perigo de colisão



(Ciência Hoje - Portugal) Um asteróide de 50 metros de diâmetro, chamado 2012 DA14, vai passar muito perto do planeta Terra, já no próximo mês. As probabilidades de colisão são praticamente zero. No entanto, o asteróide pode pôr em perigo a segurança de alguns satélites artificiais, já que passará a uma distância semelhante à órbita a que são colocados estes dispositivos.

A rocha espacial, descoberta em Fevereiro de 2012 pelo Observatório Astronómico da La Sagra (Granada), vai passar a 27 mil quilómetros da Terra, distância menor do que a de alguns satélites geoestacionários.

O astrónomo norte-americano Phil Plait, autor do famoso site «Bad Astronomy», afirma que as probabilidades de um impacto são “essencialmente zero; sendo que isso não descarta um impacto numa data futura. Mas para já, estamos a salvo”.

A sua proximidade com os satélites “não deve também ser motivo de grande preocupação”, embora não se possa dizer que não haja nenhum perigo. Na verdade, desde que há registo, esta será a passagem mais próxima da Terra de um asteróide deste tamanho.

Depois desta passagem, espera-se que o 2012 DA14 se aproxime ainda mais em 2020. “Ainda assim, as probabilidades de um impacto são menores do que a probabilidade de uma pessoa ser fulminada por um raio, ou seja 1 para 100 mil”, conclui o especialista.
----
E mais:

e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente